Colunistas | Colunas

ketyrubel@hotmail.com
Religião. Atualização quinzenal.

16.11.2014

A CIÊNCIA E O HOMEM CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS...

A ciência diz: O Australopithecus cujo nome significa “macaco do sul" apareceu há cerca de 5 a 7 milhões de anos atrás durante a era do Plioceno. Media cerca de 105 a 115 centímetros de altura e tinha um cérebro mais ou menos do tamanho do de um chimpanzé

– O Homo Habilis cujo o nome significa "homem habilidoso", surgiu há aproximadamente 2 milhões de anos, já trabalhava as suas próprias ferramentas começando talvez por uma simples pedra ou um pau.

– O Homo Erectus cujo nome significa "homem direito", surgiu há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás. Com uma altura já muito próxima da do homem contemporâneo, o seu cérebro tinha o tamanho um pouco superior à metade do nosso.

– O Homo Sapiens (poder-se-á dizer que é a origem da nossa espécie) surgiu há aproximadamente 250 mil anos atrás, como resultado das adaptações de Homo Erectus ao meio em que eles viviam, tem estado em constante evolução.

– Á cerca de 70 a 80 mil anos atrás, Homo Sapiens chega à Europa e passa a ser conhecido como Homem de Cro-Magnon, entra em contacto com o Homem de Neandertal, gerando um conflito permanente o qual é quase sempre o Homo Sapiens que vence o que leva a que a população de Homens Neandertais.

A religião através do seu livro de conduta (Bíblia) tem a seguinte versão sobre o aparecimento da raça Humana, que é a seguinte: Segundo o que está escrito no livro do Gênesis, que é o primeiro livro da Bíblia, que faz parte do Pentateuco, isto é, um dos cinco primeiros livros bíblicos, cuja autoria, segundo a religião, é atribuída a Moisés - Adão foi o primeiro ser humano ao cimo da terra. Uma nova e superior espécie criada diretamente por Deus.  Deus criou dois seres humanos perfeitos e à sua imagem, sem nenhuma malícia ou "defeito".

O homem foi criado por Deus. Ele não é produto do acaso nem é o resultado final de uma evolução de milhões de anos. Não procedemos de uma ameba (é um animal unicelular, ou seja, é composto por apenas uma única célula. Em função do seu tamanho, em média 0,2 milímetro, é observável apenas com a ajuda de microscópio. É classificado como protozoário) nem dos macacos, mas de DEUS.

A Bíblia é corretamente interpretada e a ciência corretamente entendida não se contradizem, pois ambas têm o mesmo autor (DEUS). (* E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. * E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:26-27)

Façamos: Mostra a deidade (É a fonte de tudo aquilo que é divino - Divindade; Deus, - “Pessoa ou coisa que se admira e venera” – Sua formosura.)

Projeto que DEUS tinha do homem que Ele pretendia criar.

Esse homem que DEUS criou não tinha apenas Sua semelhança, mas também possuía Sua imagem – semelhança é exterior e imagem é interior. Deus não queria que o homem fosse igual a Ele apenas exteriormente, mas também que tivesse Sua imagem interiormente, para que o homem pudesse partilhar com Ele do mesmo sentimento, do mesmo mover interior, justo, do mesmo viver e da mesma natureza santa. Deus é inteiramente singular (Aquilo que é único, exclusivo, raro, sem par - A educação daquele povo é singular) Entre todas as criaturas de Deus, apenas ele foi criado à imagem de Deus. O homem no qual estava colocado o coração de Deus era completamente diferente de todos os outros seres criados; era um homem à Sua própria imagem. (Livro “Igreja Gloriosa” de Watchman Nee)

A verdade incontestável é que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus.

 1. O HOMEM É A IMAGEM DE DEUS CRIADA. Deus criou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida e ele passou a ser alma vivente. (E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gên 2:7)

Deus criou homem e mulher à sua imagem e conforme a sua semelhança.

* E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem d Deus o criou; homem e mulher os criou. Gên 1:27) (*Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; *E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. *E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Gênesis 2:21-23)

Podia-se dizer que o homem tem uma costela a menos, porque de Adão Deus tomou uma das costelas e formou a mulher. Mas, como a obra da criação de Deus é singular, (única). Ele tem formado cada ser humano (homem e mulher), com 12 costelas. Depois do primeiro homem criado e formado por DEUS, nasce o homem gerado no ventre da mulher. Geneticamente falando, o homem é que é criado a partir da mulher, já que todo feto é fêmea antes de 6 semanas de gestação.

 Certamente essa semelhança não é física, pois Deus é Espírito. O homem é um ser moral e espiritual. Deus lhe deu uma consciência, uma espécie de tribunal interior, com uma noção inata de certo e errado. O homem é o único ser capaz de relacionar-se com o seu criador de forma inteligente.

Somos a obra prima de Deus. Somos a coroa da criação. Nossa origem é divina. Nosso destino é a glória.

Fomos criados para glorificar a Deus e adora-lo para sempre.

 2. O HOMEM É A IMAGEM DE DEUS  - DEFORMADA. A imagem criada tornou-se imagem deformada pelo pecado. Com a queda de Adão, toda a raça foi mergulhada no pecado.  (Romanos 5:12 - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.) O pecado, porém, não destruiu a imagem de Deus no homem, mas deformou-a. Agora, por causa do pecado, não refletimos com toda clareza a imagem de Deus.  (Gênesis 6:6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.)

Pecadores - Somos como um poço de águas turvas que não refletem mais a beleza da lua. - Água cristalina = reflete luz – sombria é fosca.

O pecado atingiu todas as áreas da nossa vida: nosso corpo e nossa alma, nossa razão e nossos sentimentos. Somos um ser ambíguo e contraditório. Duplo sentido, incerto, duvidoso, indeciso.

*(Rom 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;)

* (Romanos 7:19 - Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço). O bem que queremos fazer não o praticamos e o mal que não queremos, esse o fazemos. Nossas palavras, ações e desejos estão contaminados pelo pecado.

 * (Mateus 6:22 - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;)

* (Lucas 11:34 - A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso.)

O homem tornou-se praticante do pecado e escravo dele.

* (João 8:34 - Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Seu estado é de depravação total.)

* (Tiago 1:15 - Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.)  O homem natural não conhece a Deus, não discerne as coisas de Deus, pois está morto em seus delitos e pecados.

* (Colossenses 2:13 - E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas)

3. O HOMEM É A IMAGEM DE DEUS RESTAURADA. O homem não pode salvar nem restaurar a si mesmo, pois está morto em seus delitos e pecados.

Mas, Deus não desistiu do homem. Para cumprir um plano eterno e perfeito, Deus enviou seu Filho ao mundo como Salvador do mundo.

* (João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.)

* (João 3:17  - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele).

* (João 10:10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.)

 Agora, todos aqueles que nele crêem são perdoados, justificados e salvos. Por intermédio da obra de Cristo na cruz por nós somos reconciliados com Deus e pela ação do Espírito Santo em nós, a imagem divina é restaurada em nós. (Romanos 8:30 - E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.)

O projeto eterno de Deus é transformar-nos à imagem de Cristo. (1 Coríntios 15:45 -Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante).

O Espírito Santo, o aplicador da redenção, realiza essa obra e nos transforma de glória em glória na imagem de Cristo, a expressão exata do ser de Deus. A imagem criada por Deus e deformada pelo pecado é restaurada por Cristo pela ação do Espírito Santo.

O mesmo Deus que criou o homem à sua imagem e semelhança e não desistiu dele depois da sua trágica queda, está trabalhando para restaurar essa mesma imagem.

* (Efésios 1:7 - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça),

* Rom 3:24 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Jesus.

Pela redenção que temos em Cristo, tornamo-nos membros da família de Deus, sendo adotados como filhos de Deus e seus benditos herdeiros. Podemos erguer nossa voz e gritar: Onde abundou o pecado, superabundou à graça!

* (Romanos 5:20 - Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;)

 * (1 Timóteo 1:14 - E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo.)

HOJE SOMOS  livres pelo amor de DEUS, através de seu filho JESUS.

* (Romanos 6:18 - E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.)

* (Rom 8:17 - E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.)

* (Gálatas 4:7 - Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.)

* (Apoc 21:7 - Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.)

Partes extraído do estudo de HERNANDES DIAS LOPES – ketyrubel@hotmail.com