Colunistas | Colunas

Cristiane Vanzella Padalino, 34 anos, é proprietária da Cristur Viagens e Turismo

Fone: (45) 3254 3110

11.04.2016

ARRAIAL D'AJUDA

Arraial d’Ajuda e Porto Seguro, ao mesmo tempo que estão próximas, são lugares bem diferentes e motivo de discórdia entre amigos. Enquanto alguns amam Porto Seguro, outros a detestam e preferem Arraial - e vice-versa.

Independentemente das preferências, não deixe de passar um dia em Arraial quando for visitar Porto Seguro; ande pelo centro histórico, conheça praias belíssimas e visite as lojinhas da Mucugê.

O vilarejo é superaconchegante! Não é à toa que muitas pessoas se apaixonam pelo lugar e abandonam cidades grandes para viver lá. Arraial é menos urbanizada que sua vizinha e ainda faz transparecer aquele clima de “cidade pequena”, com ruas de paralelepípedos e crianças brincando livremente. A facilidade é que ter carro não é prioridade por lá, já que você consegue chegar à maior parte dos lugares por meio de vans ou mototáxis.

As praias de Arraial são bonitas e lotadas no verão. Em alguns pontos, as barracas são famosas e oferecem shows ou boas espreguiçadeiras de frente para o mar, mas fique esperto com os lugares onde for se sentar na praia! Apesar de ser ilegal, muitos estabelecimentos pedem consumação mínima.

 O ritmo de Arraial é sempre parecido: as pessoas saem para a praia de manhã e almoçam por lá mesmo, voltando no final da tarde. À noite, a sensação é passear pela Mucugê (que só funciona a partir das 16h), rua cheia de lojinhas e bons restaurantes. Para os que são de agito noturno, não precisa nem procurar, pois eles chegam até seus ouvidos!

 Arraial é um lugar encantador, cheio de charme, e não são raros os casos de pessoas que conhecem o lugarejo e decidem voltar em outros anos. Praias lindíssimas, águas claras e paisagens encantadoras não faltarão na sua viagem.

 Quando ir para Arraial d'Ajuda

Ao programar sua viagem a Arraial d’Ajuda você precisa se perguntar o que quer encontrar. Se é agito, muita gente, vá no Carnaval e no Réveillon; se quer praias com menos gente, vá na baixa temporada.

A verdade é que, assim como Porto Seguro, a vizinha Arraial recebe turistas durante o ano todo. O verão é a melhor época para conhecer a cidade a pleno vapor, já que tudo está funcionando, desde lojas e restaurantes até os passeios oferecidos pelas agências.

 Indicamos a viagem no verão, não só para ver como a cidade fica alegre, mas também para poder desfrutar de tudo que ela pode oferecer.

Arraial d’Ajuda é um distrito que faz parte do município de Porto Seguro, sendo separados por um rio. Sendo assim, seu clima é parecido com o de sua sede. A média anual de temperatura fica em torno dos 25ºC, mas chega a máximas de 40ºC no verão. Já no inverno, a média cai para os 21ºC. As chuvas são bem distribuídas e podem ocorrer durante todo o ano.

O Carnaval em Arraial é agitado. A música rola solta nas praias e também nas ruas do centro. Os estabelecimentos montam sua programação para o Carnaval e muita gente curte as músicas em bares e restaurantes nas ruas, principalmente na Mucugê. Chegando lá, informe-se sobre as festas e a programação do Carnaval. Muitas pessoas ficam ora em Porto Seguro, ora em Arraial d`Ajuda, que tem um ambiente mais fino e charmoso.

No Réveillon, a festa também é famosa no Parracho. Todo ano a programação é diferente e é possível comprar um pacote que engloba do dia 29 ao dia 31 de dezembro.

 Dicas de Arraial d'Ajuda

- A maior parte das pessoas que visitam Arraial vão para a praia de manhã e almoçam por lá mesmo. Não saia da praia para ir até a Mucugê esperando almoçar, porque você encontrará tudo fechado. As lojinhas e os restaurantes da Mucugê só abrem a partir das 16h.

 - Arraial tem agência do Banco do Brasil, caixas eletrônicos da Rede 24 Horas e casa lotérica. Algumas vezes faltam notas nos caixas eletrônicos, mas com uma ida a Porto Seguro você encontra caixas eletrônicos para resolver seu problema.

- Se você pretende aproveitar a viagem para comprar artesanato, lembre que a Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, tem os melhores preços. Estendendo a viagem a Porto Seguro, dê uma passada por lá.

- Há internet na maioria das pousadas, mas quem não quiser levar seu computador pode usar as lan houses de lá.

 - Pergunte o preço antes de consumir qualquer coisa, para evitar surpresas ruins, especialmente nas praias.

 - Quem quer tranquilidade deve evitar os dias que cercam o Réveillon e o Carnaval. Arraial sempre tem muitos turistas nessa época.

- Quem vai de carro precisa se lembrar que há uma travessia de balsa para atravessar de Porto Seguro para Arraial. Há épocas do ano em que se forma uma fila grande até poder pegar a balsa, especialmente durante os finais de semana.