Cotidiano

30.04.2007

ABRIL 2007

Internet

Sugestões de Paz

Emmanuel

Aceita, na Terra, a existência que a Divina Sabedoria te confiou, mantendo-te na atitude do cultivador que se consagra sinceramente ao trato de solo que lhe cabe lavrar.

Quando e quanto se te faça possível, auxilia aos companheiros de experiência, sem absorver-lhes as responsabilidades.

Se alguns daqueles que te compartilham a paisagem se mostrarem desinteressados, quanto as obrigações que lhes competem ou se desorganizarem as tarefas que lhes dizem respeito, ajuda-os no reajuste desejável, sem tisnar-lhes o livre arbítrio, mas não te lamentes se não conseguires fazer isso, de vez que todos responderemos pelos nossos próprios encargos.

Ama aos familiares e aos entes queridos sem vinculá-los a qualquer exigência e sejamos agradecidos aos que nos estendam compreensão e bondade.

Não aspires a retificar apressadamente os outros, quando os consideres errados, segundo os teus pontos de vista, porque também nós, quando em erro, nem sempre admitimos corrigendas imediatas.*

Quando ofensas te espancarem o coração, esquece todo mal, recordando quantas vezes teremos ferido impensadamente aos outros e não conserves mágoas que te envenenariam a vida.

Não imponhas o teu ideal de felicidade àqueles que estimas, de vez que a felicidade das criaturas varia sempre conforme o degrau evolutivo em que se encontrem.

Diante de opiniões alheias, respeita no próximo o direito de emiti-las conquanto nem sempre te sintas no dever de adotá-las, reconhecendo que os pensamentos de nossos vizinhos podem ser diferentes dos nossos.

Em matéria de fé, procura acatar o modo pelo qual esse ou aquele irmão se coloca à busca de Deus, porque, se para cada cidade terrestre dispomos de trilhas numerosas, imagina quantas vias de acesso existirão para o acesso aos Lugares Divinos.

Administra com equilíbrio e abnegação os bens materiais e espirituais que a Eterna Bondade te situou nas mãos, entretanto, não olvides que a tua permanência na Terra guarda por objetivo essencial, acima de tudo, ensinar-te a ser um Espírito Sublimado para a Verdadeira Vida, além da morte, e que, um dia, partirás do mundo, carregando contigo unicamente os valores que houverdes entesourado dentro de ti.

Quanto puderes, como puderes e onde puderes, guardando a consciência tranqüila, trabalha servindo sempre. Assim agindo, ainda que não percebas, desde agora, estarás, imperturbavelmente, nos domínios da paz.

 

RESSACA DE "CASSIAS"

Acordei com ressaca. Ressaca de vinho. Vinho tinto de Caxias. E observem que não bebo. O MST, Movimento dos Sem Time, atualmente, está incrementado com uma grande massa colorada da qual faço parte. Regalia para internacionalistas observar o vexame tricolor daqueles três a zero e projetar uma desclassificação humilhante depois do tropeço na serra. Bem, dizíamos, -perdemos a classificação, mas caímos de pé ante ao Nacional do Uruguai, um time copeiro da Libertadores que passou pra frente mas ganhou perdendo por um a zero-. Balela. Foi uma grande derrota para nós colorados, perdemos o jogo por um a zero pra nós.

Agora, eles, eles nos derrubaram de novo. Os gremistas torcedores, fanáticos, quase lunáticos, contagiaram os jogadores, fanáticos e tão lunáticos tanto quanto sua gente. Faltou raça no Inter? Não, no último jogo não. Por sinal, o Inter deveria jogar só os últimos jogos das competições que atua. Vide Barcelona! Faltou foi vergonha na cara, depois de ganhar um mundial, dar mais de mês de férias para os idolatrados campeões mundiais. Botar o time "C" para começar o gauchão. Que dessem duas semanas para rapaziada se esbaldar na serra á base de macarrão, salames, queijos e vinhos e depois, começassem a ralar. Que lição. O resultado de 4 a zero do Grêmio contra o Caxias provou mais uma vez que os gremistas são felizes e já sabem há muito tempo. No Rio Grande, o Grêmio é argentino e o colorado é... O que é o colorado? Falta espírito de luta, falta o aspecto guerreiro. Um time que tem um baita plantel, que tem o melhor preparador físico do mundo, depender dum Michel para tentar resolver sua necessidade de três gols em casa com o Beira-Rio lotado? Abel pede o boné. Saia agora vá lá para o Fluminense, vá para o Rio que é sua praia. (Abel Braga acabou saindo do Internacional depois desta crônica) Quando você ganhou o mundial no Japão, deveria ter saído. As saídas devem ser por cima. Não lhe faltou proposta, inclusive de petrodólares. Que chance que perdeu o Abelão! Ganhou o mundial e ficou curtindo a longa e esticada turnê serrana com time "A" e parte do "B", deixando o C, se... lascar nos campos e pradarias interioranas.

Pelo menos, que sirva tudo isso, de lição para o Brasileiro. Dia 13 de maio, dia das mães, dia de Nossa Senhora de Fátima. Estréia contra o botafogo. Botafogo do Cuca, Cuca que foi gremista... Vixi vai começar tudo de novo...!

 

 

Elder Boff