Notícias da Região | Curiosidades

Sexta-feira, 30 de Maio de 2025

Aconteceu em 30 de Maio: Momentos que fizeram história

Ao longo da história, o dia 30 de maio foi marcado por acontecimentos de grande impacto político, religioso, militar e cultural ao redor do mundo. A seguir, uma retrospectiva dos principais eventos registrados nesta data:

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp  

Ano 70 – Durante o cerco de Jerusalém, as legiões romanas comandadas por Tito derrubam a segunda muralha da cidade. Os defensores judeus recuam para a primeira muralha. Para isolar totalmente Jerusalém, os romanos constroem uma linha de circunvalação, devastando todas as árvores num raio de 15 quilômetros.

1381 – Tem início a Revolta Camponesa na Inglaterra, um levante popular contra os altos impostos e as más condições de vida.

1416 – Jerônimo de Praga é condenado à morte na fogueira pelo Concílio de Constança, acusado de heresia.

1431 – Em Ruão, na França, Joana d’Arc é queimada viva aos 19 anos, condenada por bruxaria por um tribunal controlado pelos ingleses durante a Guerra dos Cem Anos.

1434 – Nas Guerras Hussitas, os utraquistas derrotam decisivamente os taboritas, encerrando de fato o conflito.

1536 – O rei Henrique VIII casa-se com Joana Seymour, dama de companhia de suas duas esposas anteriores.

1539 – Hernando de Soto desembarca na atual Flórida com mais de 600 homens em busca de ouro.

1574 – Henrique III assume o trono da França.

1588 – O último navio da Armada Espanhola parte de Lisboa rumo ao Canal da Mancha.

1631 – Lançamento da Gazette de France, primeiro jornal francês.

1635 – É assinada a Paz de Praga, durante a Guerra dos Trinta Anos.

1642 – O Parlamento inglês anula retroativamente todas as honras concedidas por Carlos I a partir desta data.

1814 – É assinado o Tratado de Paris, restaurando as fronteiras francesas anteriores a 1792 após as Guerras Napoleônicas.

1834 – Em Portugal, o político Joaquim António de Aguiar decreta a extinção de todas as ordens religiosas regulares, incorporando seus bens ao Estado.

1842 – John Francis tenta assassinar a Rainha Vitória de Inglaterra, mas falha.

1843 – No Brasil, o imperador Dom Pedro II casa-se com Teresa Cristina, princesa das Duas Sicílias.

1854 – O Ato Kansas-Nebraska torna-se lei nos Estados Unidos, fomentando a tensão pré-Guerra Civil.

1866 – Estreia da ópera cômica A Noiva Vendida, de Bedřich Smetana, em Praga.

1876 – O sultão otomano Abdülaziz é deposto e substituído por seu sobrinho Murade V.

1911 – Ray Harroun vence a primeira corrida das 500 Milhas de Indianápolis.

1913 – O Tratado de Londres encerra a Primeira Guerra Balcânica e reconhece a independência da Albânia.

1914 – O transatlântico RMS Aquitania inicia sua viagem inaugural entre Liverpool e Nova Iorque.

1922 – Inauguração do Lincoln Memorial em Washington, D.C.

1942 – Na Segunda Guerra Mundial, mil bombardeiros britânicos realizam intenso ataque aéreo à cidade de Colônia, Alemanha.

1943 – Josef Mengele torna-se médico-chefe no campo de Auschwitz, durante o Holocausto.

1961 – O ditador dominicano Rafael Trujillo é assassinado em Santo Domingo; no mesmo dia, o voo VIASA 897 cai em Lisboa, matando 61 pessoas.

1966 – O ex-primeiro-ministro do Congo, Évariste Kimba, é executado publicamente por ordem de Mobutu.

1967 – A região de Biafra declara independência da Nigéria, dando início à guerra civil.

1968 – Em meio aos protestos de maio, Charles de Gaulle dissolve a Assembleia Nacional e convoca eleições. Um grande ato de apoio toma os Champs-Élysées.

1971 – A sonda Mariner 9 é lançada para estudar Marte.

1972 – No Aeroporto Ben Gurion, em Israel, terroristas do Exército Vermelho Japonês matam 24 pessoas em um ataque. No Reino Unido, a Brigada Furiosa começa a ser julgada por 25 atentados.

1974 – O Airbus A300, primeiro avião comercial bimotor de grande porte, entra em operação.

1975 – Criação da Agência Espacial Europeia (ESA).

1982 – A Espanha adere à OTAN.

1989 – Manifestantes na Praça da Paz Celestial, em Pequim, inauguram a estátua da "Deusa da Democracia", símbolo dos protestos estudantis.

1998 – O Paquistão realiza novo teste nuclear no deserto de Kharan. No mesmo dia, um terremoto no Afeganistão mata entre 4 mil e 4.500 pessoas.

2003 – O Massacre de Depayin, em Mianmar, resulta na morte de dezenas de opositores. Aung San Suu Kyi escapa, mas é presa pouco depois.

2008 – A Convenção sobre Munições de Dispersão é adotada por diversas nações.

2012 – Charles Taylor, ex-presidente da Libéria, é condenado a 50 anos de prisão por crimes de guerra.

2013 – A Nigéria aprova lei que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

2020 – A SpaceX realiza o lançamento do Crew Dragon Demo-2, primeiro voo orbital tripulado dos EUA desde 2011.

2024 – Donald Trump torna-se o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos condenado criminalmente.

Esses eventos mostram como o dia 30 de maio foi palco de decisões históricas e transformações profundas em diversas partes do mundo.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram