Brasil | Grandes chuvas

Sábado, 23 de Março de 2024

Chuvas e vento deixam o estado de SP em alerta; região enfrenta transtornos

Em algumas áreas, os temporais causaram até interrupção de fornecimento de eletricidade

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta à população sobre o período de chuvas que atinge o estado desde a última quinta-feira (21). Ocorrências como desabamentos de telhados, de muros e queda de árvores já foram registradas.

No município de São Vicente (SP), o desabamento do telhado de uma residência da Rua Polidoro de Oliveira Bitencourt atingiu uma criança de 3 anos, enquanto na Avenida Brasil um muro em obras caiu sobre outra de 9 anos. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em estado grave e encaminhadas para o Hospital Vicentino.

Em Peruíbe, uma chuva acompanhada de rajadas de vento provocou quedas de árvores e rompimento de fio energizado. Foram registradas cinco quedas de árvores nos bairros Centro, Parque Daville e Antônio Novaes, todas em via pública. Houve também o rompimento de um cabo energizado na Avenida Padre Leonardo Nunes. Contudo, não há registro de vítimas.

Em Bertioga, conforme as informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo-DER, árvores caídas obstruíram as rodovias Mogi-Bertioga e Rio-Santos, sendo necessária a desobstrução.

No Guarujá, cidade do litoral paulista, as chuvas e ventos causaram até interrupção no fornecimento de eletricidade, além de 16 quedas de árvore.

Previsão

No próximo sábado (23), o dia deve amanhecer fechado e instável em todo o estado, permanecendo assim durante todo o dia. No decorrer das horas, áreas de instabilidade decorrentes da passagem da frente fria sobre o estado devem causar chuva sobre todo o território paulista. Ao leste, essa chuva deve variar sua intensidade de fraca a moderada.

No interior, ela pode vir em formato de pancadas e ser seguida por descargas elétricas e rajadas de ventos. Até o momento, há indicativo para acumulados expressivos, principalmente no corredor leste e litoral paulista, por isso, o cenário estará favorável para possíveis transtornos, principalmente em áreas de risco que receberam altos volumes de chuva nos últimos dias.

A Defesa Civil do Estado informou que foram registrados acumulados de chuva nas últimas 24 horas em Ilhabela, 115 mm, Bertioga, 108 mm, Jambeiro, 97 mm, Praia Grande, 92 mm, São Sebastião, 92 mm, Mongaguá, 84 mm, Cubatão, 79 mm, Peruíbe, 69 mm, Guarujá, 68 mm, Casa Branca, 67 mm, Caraguatatuba, 61 mm, Santos, 61 mm, Santo André, 58 mm e Ubatuba, 57 mm.

CNN