Notícias da Região | Educação

Quarta-feira, 13 de Junho de 2018

Com boa estrutura e disciplina, colégios militares têm educação de excelência

Em tempos ruins e da má qualificação do ensino público, ainda podemos encontrar colégios que prezam por uma educação de excelência. Este é o caso dos colégios militares.

Os números confirmam: no último índice de desenvolvimento da educação brasileira, o Ideb, enquanto a média geral das notas obtidas pelas escolas convencionais do país foi de 5 pontos e meio, as escolas militares alcançaram resultados acima de 6 e 7 pontos. Segundo o Major Marcelo Toniolo, comandante do colégio da Policia Militar, isso é reflexo das práticas didático-pedagógicas que seguem às normas e prescrições do sistema de ensino do Exército e de instituições como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

No colégio da Polícia Militar do Paraná, o cenário é muito diferente do convencional. Na entrada, gestos, sons, filas e fardas alinhadas correspondem ao cronograma da escola. Dentro das salas de aula não é diferente, cada aluno tem obrigações e o seu lugar marcado e celular, nem pensar. Durante a explicação do professor, eles ficam assim, guardados.

Disciplina é a palavra. Aqui, desde a farda até as regras de comportamento e convívio dos estudantes, a ordem é seguida a risca pela comunidade escolar.

Outro destaque nas escolas militares é o contraturno. Além de servir para lazer e cultura, os alunos que não estão indo bem em alguma disciplina podem contar com um reforço nos horários fora de aula.

O estudo aqui é prioridade. Manter o aluno por mais tempo no colégio, com atividades educacionais, é o objetivo dos docentes. para isso, o Colégio da Polícia Militar do Paraná investe em sua estrutura. Além da qualidade da biblioteca, possui também uma piscina semiolímpica, ginásio, quadra de esportes coberta, tudo isso em uma escola pública.

Catve

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

Aurélio - 13.06.2018 - 16:041
Tião, bom que veio complementar. Parabéns por ter essas preocupações, minha crítica se refere justamente àqueles que acreditam que essa forma de Colégio disciplina os alunos ou que é a melhor forma, não sou contra tais colégios me ferve o sangue ver uma notícia tendenciosa que complementa toda a realidade envolvida e que influência muito, mas muito mesmo nos resultados de que tanto se gabam! Valeu por sua exposição.
Tião - 13.06.2018 - 11:472
Aurelio, em partes vocês tem razão, onde fala que muitos colégios "NÃO SÃO PARA QUALQUER UM". realmente, aqui entra a parte que cabe aos pais. Tem pais que colocam filho no mundo e não se preocupam em dar uma educação como o filho merece, acha que tem que educar é a escola. Mas aí é que está o erro, a escola é para alfabetizar e ensinar a parte do conteúdo das disciplinas, a educação vem de berço, se pais e mães deixam os filhos a vontade, fazer o que quiser, passar a mão na cabeça quando este apronta, que filho estão criando? Eu ficaria muito orgulhoso se meu filho fizesse testes e passasse em ótimos colegios, como é o caso do CAET de Toledo. Pois minha função de pai foi cumprida como deve ser. Dou respeito a meus filhos, ensino a se portarem em locais públicos, principalmente na escola, na catequese e na igreja. Não deixo eles a vontade "pintar e bordar" como o dito popular, estou criando eles como meus pais me criaram, com seriedade, educação e principalmente exigindo respeito para com as outras pessoas independente de sua idade. por isso digo, gostaria de ter o prazer de meus filhos poder entrar em algum destes colégio, que como você mesmo coloca, que nestes colégios somente admitem alunos bons e disciplinados. Pois ontem mesmo fui até a escola de meu filho e acompanhei junto aos professores do educandário, como meu filho está se portando dentro da escola, e digo que fiquei muito contente com a resposta dos professores, e exijo isso de meus filhos: NO MOMENTO DE ESTAR NA ESCOLA É MOMENTO DE ESTUDAR E NÃO FICAR FAZENDO BADERNA, DESRESPEITANDO PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO EDUCANDÁRIO. se meu filho fizer algo de errado, com certeza ou vou corrigir ele, inclusive que se retrate à pessoa a qual ele tenha feito algo. Inclusive cobro eles diariamente em casa, se fizeram as tarefas escolares e de catequese, peço que estudem para as meterias que tem dificuldades maiores, caso necessário, ajudo eles a aprofundar no conteúdo, e não pensem que eu ou minha esposa somos professores, pois não somos. Única coisa que queremos é uma educação de qualidade para nossos filhos, quando a gente faz o "dever de casa" como pais realmente devem fazer, com certeza o ambiente escolas, mesmo que público será bem melhor para todos. Por isso digo, pais devem estar presente na vida escolar dos filhos, desde já faz 03 anos que estou buscando informações do CAET de Toledo, pois gostaria muito que meu filho pudesse ingressar naquele colégio para fazer o segundo grau (hoje ensino médio). Já é sabido que eles realmente selecionam candidatos por melhores notas e disciplinas, além de outros critérios, então sabendo algumas informações, já estou preparando eles para poder ingressar num ótimo colégio. Esta é a minha opinião.
Apenas Concordando - 13.06.2018 - 11:243
Realmente Aurélio, desta forma fica fácil de ser um colégio ""exemplar"".
Aurélio - 13.06.2018 - 10:024
Parabéns!!! Agora criem vergonha e deixem de dar só MEIA INFORMAÇÃO!!!!! Porque ninguém escreve da seleção dos alunos????/ Isso mesmo precisa passar em concurso para entrar, ou seja, só alunos com boas notas!!!!! Disciplina????? Já entram somente os melhores alunos o resto está excluído, ou seja, os alunos problemas precisam ir para outro colégio!!!! Vamos falar de uniforme??? R$ 700,00 reais, legal... até pobres estão fora desse tipo de Colégio!!!! Agora faço a pergunta: Resolve esse tipo de sistema???? Estão duvidando do que escrevi???? Simples pesquisem sobre o Colégio de Londrina que está começando a ser militarizado. Escola militar EM SUA MAIORIA NÃO É ESCOLA FEITA PARA QUALQUER UM!!!! É EM MUITOS CASOS ESCOLA QUE SÓ PERMITE ENTRADA DE ALUNOS QUE JÁ SÃO BONS, DISCIPLINADOS E INTELIGENTES E PARA PROPAGANDA BARATA E PARA ENGANAR PESSOAS DESINFORMADAS.

Deixe seu comentário

* Ao enviar o comentário você aceita os termos de uso do site.