Internacionais | França nas urnas

Domingo, 18 de Junho de 2017

Começa o 2º turno das eleições legislativas francesas

Mais de 65 mil mesas de votação foram abertas hoje às 7h (horário local, 3h em Brasília) deste domingo (18) na França para o segundo turno das eleições legislativas, que renovarão a Assembleia Nacional. A previsão é que o partido 'En Marche!', do presidente Emmanuel Macron, ganhe por ampla maioria.

A maioria dos centros de votação permanecerá aberta até as 15h (11h em Brasília). Nas grandes cidades, devem ficar abertos por mais duas horas. Os franceses dos territórios ultramarinhos já votaram ontem, para que os resultados definitivos possam ser conhecidos ainda hoje.

Serão definidas 573 das 577 cadeiras que compõem a Câmara baixa francesa hoje, pois quatro já foram escolhidas no primeiro turno. Concorrem os dois candidatos mais votados no domingo passado ou aqueles que obtiveram mais de 15% dos votos.

Há uma semana, apenas 40% dos franceses votaram - índice de comparecimento considerado baixo. As votações ocorrem um mês após Macron, um ex-banqueiro de 39 anos com pouca experiência política, conquistar a presidência da segunda maior economia da zona do euro.

As eleições acontecem novamente em meio a um forte esquema de segurança, com 50 mil agentes destacados em todo o país, pois a França permanece em estado de emergência desde a onda de atentados ao país de 2015.

 

 

 

 

 

Pessoas votam no 2º turno da eleição parlamentar francesa em Bayonne, no sudoeste do país (Foto: Bob Edme/AP)

 
G1
G1

 

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

* Ao enviar o comentário você aceita os termos de uso do site.