Notícias da Região | Lindeiros

Segunda-feira, 25 de Março de 2024

Conselho dos Lindeiros serve de exemplo para consolidação de entidade em Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Uma comitiva de representantes da Associação dos Atingidos Foz do Chapecó, esteve no Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu nesta segunda-feira (25) para conhecer a entidade, sua gestão e experiências.  O objetivo é solidificar a entidade que representa 12 municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, impactados pela Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, instalada no Rio Uruguai.

A comitiva foi recebida pelo presidente do conselho dos Lindeiros, Evandro Grade (Zado) pela diretora técnica, Sandra Finkler, pela secretária Berenice Kunkel pelo gestor do convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider, além de coordenadores de algumas ações.

Os participantes da comitiva conheceram alguns formatos de trabalho do Conselho dos Lindeiros, como é o caso da atuação em redes, onde estão contemplados, por exemplo, o Convênio Linha Ecológica, a Rede de Cooperação do Esporte, com destaque para o projeto Mais Verão, a Rede de Artesanato e a Rede de Desenvolvimento Econômico.

O relacionamento positivo com a Itaipu Binacional foi um dos pontos destacados, com foco em projetos e ações por intermédio de patrocínios, convênios e parcerias. “É importante que a gente considere que a Itaipu Binacional tem um propósito e a gente vem trabalhando em parceria, respeitando todos esses propósitos, mas também fazendo projetos em diversas áreas para desenvolver os municípios da nossa região e, em especial, beneficiando e desenvolvendo a população”, destaca o presidente do Conselho dos Lindeiros, Evandro Grade.

Experiência compartilhada

Conforme o presidente da Associação dos Atingidos Foz do Chapecó, Volmir Santolin, diversas experiências que foram apresentadas podem servir como case de sucesso na região da Foz do Chapecó. “Também temos em Santa Catarina uma barragem e nós estamos com um conjunto de problemas”, ressalta. “A ideia é buscar soluções e ações que deram certo. Os municípios lindeiros aqui têm uma forma de organização muito boa e podemos nos espelhar em várias ações e projetos, inclusive para desenvolver o entorno do lago”, destaca.

Representantes do Conselho dos Lindeiros também agendaram participação na Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Atingidos Foz do Chapecó para compartilhar as experiências com os demais membros da diretoria e componentes da entidade.

A Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó está instalada no Rio Uruguai, entre Águas de Chapecó, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul. Doze municípios foram atingidos nos dois estados. A casa de força, onde as unidades geradoras estão abrigadas, fica em Alpestre.  

Assessoria 

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp