Notícias da Região | Foz do Iguaçu

Quarta-feira, 05 de Junho de 2019

Em 100 dias no cargo, general da Itaipu já economizou o suficiente para pagar quase a metade da 2ª Ponte

As medidas de austeridade adotadas pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, já resultam numa economia de R$ 163 milhões para os cofres da binacional, empresa pública mantida pelo Brasil e pelo Paraguai.

O valor economizado equivale à metade dos recursos destinados à construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que deve custar R$ 323 milhões (apenas a ponte, sem considerar a perimetral que vai conectá-la à BR-277, em Foz do Iguaçu).

O balanço é referente a 100 dias de sua gestão à frente da margem esquerda da usina, completados nesta quarta-feira, 5 de junho.

Nessa conta não entram estimativas futuras de redução de outros gastos que ocorrerão com o enxugamento do escritório de Itaipu em Curitiba e, consequentemente, a transferência de quase 150 empregados para Foz do Iguaçu, centro de comando da usina. O processo de migração começa em julho e se estende até janeiro de 2020. Itaipu manterá na capital paranaense apenas uma unidade de representação, a exemplo de Brasília (DF).

Só com o cancelamento da reforma prevista para o Edifício Parigot de Souza, sede do escritório de Curitiba, a economia passa de R$ 4,1 milhões. Com a redução de passagens aéreas e diárias de empregados que se locomoviam entre Foz do Iguaçu e Curitiba, nos primeiros cinco meses do ano e em comparação ao mesmo período de 2018, foram economizados R$ 2,3 milhões.

Mas a redução de gastos mais significativa foi no orçamento referente a convênios. Entre cortes de convênios e desonerações, tanto em convênios atuais como os que seriam pagos ao longo dos anos. foram poupados R$ 140 milhões. Na concessão de patrocínios o corte foi de R$ 17 milhões.

Nãoviu.com.br/Foto: Alexandre Marchetti.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

Valdir Roberto Santos - 09.06.2019 - 13:581
Se fosse no Governo do PT, esses 163 milhões teriam sumidos. Façam as contas, dividam por 100 dias os 14 anos do PT. Daria 51,1 vezes 100 dias, o resultado dos desvios seria 8.329.300,00 ( oito bilhões, trezentos e vinte nove milhoes e trezentos mil Reais ). Dá para entender porque os Políticos da esquerda, do Centro e alguns da Direita não querem largar as tetas gordas do Governo Federal...?
João Augusto - 08.06.2019 - 22:342
Exceção ( correção)
João Augusto - 08.06.2019 - 22:313
O que deveria ser regra, surpreende e vira exceecaossao
Sabino - 08.06.2019 - 12:284
Ai sim chega de politicos em cargos que não lhe cabe pois muitos deles não sabe nen se quer trocar uma tomada de luz.
Leonicio - 08.06.2019 - 08:575
Nem uma empresa dessa presta pra nada só se fala em lucro e a energia cara demais petróleo caro demais não beneficia nem um brasileiro á não ser os grandes empresários
Jose maria - 06.06.2019 - 18:096
Vcs ainda rouba pagamos icms ecima do valor total pagamos imposto sobre imposto chama-se icms indevido energia eléctrica estão cobrando icms sobre a tust e a tusd Agrg no resp 1.408.485, 2° turma, relator ministro Humberto martins,dje: 19.05.2015 Qualquer taxa a mais é roubo roubo imposto Em belo horizonte estão wuerendo aumentar o imposto casa de moradia são ladrões na cara dura se cada morador pegar um oedačo de pau e quebrar esses deputados quem sabe o resto da quadrilha aprende a nso roubar
Jose Antonio Silveira - 06.06.2019 - 17:047
Imaginem quando for quitado o financiamento desta grande obra que já esta próximo
Jefferson - 06.06.2019 - 15:128
Aproveito a oportunidade para que Itaipu invista também em energias renováveis, com objetivo de baratear o custo da energia elétrica, facilitando aos consumidores poderem instalarem em suas casas energia solar e outros recursos mais: Sugiro a leitura dos links a seguir: https://jeffersondgarcia.blogspot.com/2018/07/matriz-energetica-brasileira.html https://jeffersondgarcia.blogspot.com/p/atualidades.html (leiam sobre painéis solares)
Antônio Carlos de souza - 06.06.2019 - 14:399
NÃO É SÓ FLORES, NO OUTRO SÓ LARDÃO
Marcelo Brandão - 06.06.2019 - 12:1110
Gestão, Ética e Austeridade vão melhorar muito este país, tive o desprazer de presenciar muitas falcatruas e farra de cargos em gestão de corruPTos e é uma vergonha, Força equipe de gestores, precisamos de vcs para q este país volte a crescer e tenhamos uma vida digna para o povo brasileiro!!!
Joao luiz - 06.06.2019 - 11:4211
Que bom...as coisas estao mudando ....e a Globo Nao mostra isso.?.?...LAMENTAVEL.
Jayr Marques - 06.06.2019 - 11:0312
Acredito no governo Bolsonaro e acho que o caminho traçado por sua equipe é sério e vem dando resultados em áreas que nem todos os brasileiros tinham conhecimento, e mais em áreas onde o dinheiro público escoava por torneiras abertas a todos vapor. Imagino que muitos hoje estão se perguntando se fossemos um país de gente mais honestas, poderíamos ser uma nação mais próspera e com menos desigualdade.
sergio mendonca - 06.06.2019 - 10:0213
Um verdadeiro poço sem fundo, dinheiro publico tem que ser administrado por gente honesta.
Widson - 06.06.2019 - 09:3214
Difícil é baixar o valor da conta de energia! Kkkkkkk
João Carlos - 06.06.2019 - 09:2915
Isso prova o mal uso do das verbas públicas!
Roberto - 06.06.2019 - 08:5316
Agora da para baixar o preço da energia aí é só alegria
Cláudia - 06.06.2019 - 07:2817
Isso tudo é possível graças ao Presidente Bolsonaro que direcionou todo o seu governo para a contenção de despesas e respeito ao dinheiro público Soube escolher cada ministro. E é por isso que querem derrubá-lo.
Luiz - 06.06.2019 - 07:2718
Enquanto alguns reduz os gastos, outros esbanjam como STF com lagosta e vinho premiado.
José Antônio Allgayer Silva - 06.06.2019 - 07:1419
Acabou a farra dos comunistas perdulários
Ailton - 06.06.2019 - 07:1220
Parabéns olha de q precisamos de profissionais onestos prenda os q tão roubando fazer eles devolver o q roubou para continuar gerando empregos sou contra em dizer q para resolver o problema do brasil é vendendo o q nós temos tem q tirar os ladrões e os aposentados p gerar emprego tem setor q tem 10 funcionários sem fazer nada
Sergio - 06.06.2019 - 06:0421
Dinheiro sobra no Brasil Mas os canalhas escravizam a população Em 64 foram banidos Agora podemos fazer o mesmo Não podemos matar todos Mas podemos fazer da vida deles um INFERNO Fazer deles e dos seus filhos mulheres e parentes um inferno basta todos quererem NAO COMPRE ONDE ELES COMPRAM NÃO VÁ ONDE ELES VÃO NÃO ESTUDE ONDE OS FILHOS DELES ESTUDAM FAÇAM QUE ELES SE SINTAM COMO LEPROSOS FAÇAM ELES SUMIREM DA SOCIEDADE NÃO HÁ PRISÃO MAIOR QUE ESTAR SOLTO MAS IGNORADO E ESCURASSADO PELA SOCIEDADE MATEM TODOS MAS MATEN DE VERGONHA MATEM DE TÉDIO MATEM SER SEREM MORTOS
Giovani Garcia - 06.06.2019 - 04:3922
Prefiro esperar mais pr poder avalia este governo que não parece ser só flores.
Paulo - 06.06.2019 - 01:4323
Gratidão a essa administração!
Denis - 05.06.2019 - 23:1324
Fui sua soldado no EME. Líder íntegro e honesto, não a toa um general de exército !!
Siegfried Artur Bartmann - 05.06.2019 - 22:1625
Administrar um País com seriedade é preciso haver compromisso com a éticae a honestidade e muito cconhecimento sobre a ciência da Administração ...
Nair - 05.06.2019 - 21:4826
E assim vamos limpando os estragos em todo Brasil. Adquirindo confiança E HONRANDO NOSSO PAIS. O Brasil nos trilhos de novo. GRATIDAO !
Marcos fernandes - 05.06.2019 - 21:3727
Acabou a teta aonde mexer em administrações anteriores do PT, la tem merda
Fábio - 05.06.2019 - 21:1528
Aí bando de #canalhas! Vão tendo de volta o que merecem! A responsabilização pelas falcatruas que cometeram ao longo de décadas. #LulaNaCadeia #ForaPT
Cesar Maluche - 05.06.2019 - 21:0429
Grande general, o Brasil agradece.
José - 05.06.2019 - 19:4930
parabéns a administração excelente resultado. so acho que deveriam rever questões dos patrocínio que muitos deles era voltado para a sociedade.
Thiago - 05.06.2019 - 19:1531
Sem corrupção o Brasil voltará a crecer. Chega da roubalheira dos corruPTos
Edmar - 05.06.2019 - 19:0732
Acabou a teta . Petralhada tendo que trabalhar.
José Carlos Lima da Costa - 05.06.2019 - 18:5933
É lamentável, mais existe gente, que se sente incomodada com a mudança de gerência do dinheiro público, preferem deixar a corrupção correndo solta...Da pra pensar que perdeu uma boquinha na comilança...Não é mesmo, Francisco. Estamos numa nova era...
Carlos Zatti - 05.06.2019 - 18:1434
À isso se designa BOA GSNTÃO. É isso que falta em Brasília e em muitos outros palácios e paços. Assim será no País que estamos gestado na Região Sul. Sim, O SUL É O MEU PAÍS
Francisco - 05.06.2019 - 17:4235
Agora só se fala nisso? Todo mundo já sabe! Não tem mais nada interessante acontecendo em Foz?
ENCONTRADO OS CORUTOS - 05.06.2019 - 14:4936
VENDO A VERDADE COM SEU PROPRIO OLHO......PEÇA UM RELATORIO DE CADA MUNICIPIO QUE RECEBERAM ATE AGORA OS ROYTES,VAI VER E SABER TODA E VERDADE ..........AONDE FORAM TANTOS MILHOES .....VAI SER DE CHORAR SORRINDO.
pedido esclarecimento dosos dolares - 05.06.2019 - 14:3737
em 6 meses veja quanta sobra.....pedindo um relatoria dos muni/ que recebem os royttes vai saber toda a verdade ....aonde foram tantos milhoes