Variedades | Reflita

Quinta-feira, 12 de Julho de 2018

Ilustrações brutalmente honestas e satíricas que mostram o que está errado com a sociedade atual

Gerhard Haderer é um cartunista das antigas. O austríaco de 67 anos começou sua carreira na publicidade em 1985, depois de uma cirurgia para retirada de um câncer, ele abandonou sua carreira comercial para se tornar um caricaturista freelancer e ilustrador satírico.

Ele não se esquiva de declarações controversas. Esses desenhos que seguem não são o tipo que você quer ver com as crianças, a menos que você queira explicar o que é sátira a elas.

Essas ilustrações relevantes mostram conflitos de gerações e questionamentos sociais. Você vai encontrar erros comuns da sociedade atual e fatos que acontecem desde o início dos tempos. Pronto para sua reflexão? Confira e veja com quantos desses desenhos você se identifica.

1 – Os palhaços no comando

Homens brancos estão no poder, e eles são a representação do que existe de pior na humanidade. Os narizes de palhaço mostram que estes não são homens para serem levados a sério. Claro, eles podem estar no poder, mas eles não são melhores que os palhaços. Mas a piada é sobre nós, os governados.

2 – Dane-se o mundo

Esta é uma paródia da pintura de Mãos que oram, do pintor Albrecht Dürer. Essa imagem diz “dane-se o mundo”. Enquanto em Mãos que oram o pintor tenta espalhar amor ao mundo, essa é sobre as opiniões gritadas nas mídias sociais e a falta da percepção das pessoas de que isso não muda nada.

3 – O futuro de Justin Bieber

A mídia diz aos idosos que não é legal estar velho e diz aos jovens que não é legal estar jovens, e as pessoas apoiam isso. É comum você ver crianças de 10 anos aparentando ter 18 anos, e pessoas de 80 aparentando ter 40. E isso não é sobre estar velho, ter boa aparência ou ser saudável.

4. Você é o que você come 

Essa imagem é sobre as pessoas excessivamente saudáveis, ​​que acabam levando isso longe demais. Aquelas que criticam as pessoas que comem carne, as tornando culpadas por esta industria ser o que é.

5. O futuro da educação 

A primeira vista, esta parece a foto de uma prisão, mas você percebe que é uma escola por causa da bola, presos não jogam bolas coloridas. A partir daí você pode interpretar de diversas maneiras, como a necessidade de proteger as crianças do mundo violento aqui fora, ou a quantidade cada vez maior de crianças envolvidas em delitos.

6. Che Whateva

A imagem por si mesma transmite o que está acontecendo. Todos nós já tivemos um chefe que finge ser seu amigo, em uma manobra para mantê-lo trabalhando do jeito que eles querem que você trabalhe, e desejam que você os veja com um revolucionário. No entanto são apenas burocratas.

7 – Lixo no Espaço

Pense na quantidade de lixo que você produz diariamente, pense na quantidade de pacotes de ketchup que você tem guardado em sua geladeira e não irá usar nunca.

8 – Aquecimento Global

Já fritou um ovo na calçada? Pois bem, pode parecer ridículo, mas nessa imagem o homem assa um churrasco no tempo e o casal parece já ter se acostumado com o calor.

9 – A história real

Você já julgou quem merece ou não caridade? Essa imagem retrata exatamente isso. Estamos acostumados a julgar situações, e o que garante que a pessoa com 1 pé merece menos que a pessoa que não tem os dois pés. Comparar pessoas nos faz mais mal do que bem.

10 – Os maiores penteados no governo 

Pode ser que Trump e Kim Jong-Un se entendam melhor falando sobre seus cortes de cabelo que sobre desnuclearização.

Gerhard Haderer  nos faz refletir através de suas ilustrações. Nem todas as interpretações possíveis estão descrevendo cada imagem, mas isso é algo individual, que cada pessoa, com sua experiência única pode identificar e enriquecer o significado de cada ilustração. E isso é o mais intrigante nisso tudo.

ZIP NOTÍCIAS

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

* Ao enviar o comentário você aceita os termos de uso do site.