Notícias da Região | Santa Helena

Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2018

Mãe denuncia descaso e bagunça na saúde de Santa Helena

A mãe de uma criança de dois anos de idade, esteve na redação do Jornal Correio do Lago, na tarde desta segunda-feira (12), para denunciar o descaso e a bagunça que tomou conta da saúde do município.

De acordo com o relato, o médico de seu filho pediu com urgência uma endoscopia digestiva com biopsia de esôfago. Como o exame é caro, cerca de R$1200, mais a avaliação de anestesista que custa R$250 e pelo menos duas biopsias por R$150 cada uma, a mãe, que trabalha por dia, não tem salário fixo, pediu ajuda na Secretaria de Saúde, onde foi informada que o SUS não paga por esse tipo de exame, devido à idade da criança. Não conformada com a resposta, ela foi até a prefeitura, onde foi aconselhada a procurar a ajuda do Ministério Público, pois dessa forma o governo teria meios legais de pagar pelos exames.

Para a surpresa da mãe, o Promotor Público encontrou o exame na lista do SUS, o mesmo exame que havia sido negado pela Secretaria de Saúde de Santa Helena, com idade mínima de 0 anos, à disposição. Diante do fato, o MP instruiu a mãe a pegar na Secretaria um documento informando o motivo pelo qual o exame não poderia ser feito via SUS.

A Secretaria de Saúde ficou com cópia do pedido para que fosse analisado, por quase duas semanas, quando marcou o exame, na cidade de Curitiba, para sexta-feira (9). Na quinta-feira a tarde, a criança de 2 anos, em jejum, sua mãe e a avó se dirigiram de ônibus para a capital do estado, onde foram mais uma vez pegas de surpresa, pois às 7h de sexta-feira, quando chegaram no hospital, foram informadas que aquela instituição não faz esse tipo de exame em crianças, a princípio, o hospital aguardava um adulto para o exame. Tiveram que voltar sem realizar o exame. Perderam a viagem que fizeram com uma criança doente, de ônibus, em jejum por mais de 12 horas.

A mãe desabafou: “O caso é sério. Todo mundo sabe porque o médico pede uma biopsia. E agora, fim de semana, feriado de carnaval, atendimento somente na quinta-feira (15), a solução do problema parece estar cada vez mais distante, nem o pedido do MP a prefeitura respeita, para mim, só resta chorar e rezar”, finalizou.

Clique no play e ouça o áudio do desabafo dessa mãe.


COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

Coitada da criança - 13.02.2018 - 20:191
Que dó da criança isso é uma vergonha fico imaginando se isso acontecesse com um filho de uma dessas pessoas aí seria diferente...
Eu - 13.02.2018 - 12:332
Quem fez a guia do paciente, quem agendou a criança lá em Curitiba.cade essa guia vai contar quem é a irresponsável ou será que na hora da raiva ragou a guia.guardem esse guia pra provar quem é a pessoa irresponsável que estar ali #fica a dica.
Brasil - 13.02.2018 - 09:373
Uma vergonha nossa querida Santa Helena está igual la no congresso tudo acovardado vereadores que deveriam fiscalizar ficam ai quietinho, e não fazem nada, todos mamando nas tetas da prefeitura assim como sempre, entra prefeito sai prefeito e continua tudo igual, Santa Helena poderia ser um exemplo de cidade com o dinheiro que tem, mas o acontece, 6 duzia de empresas que se beneficiam sempre.
Célia - 13.02.2018 - 01:254
A uns tempos atrás eu estava com um tumor no intestino e varias vezes tive qe ir consulta e pegar atestado pois a empresa exigia.teve dias de chegar chorando de dor e umas infelizes ai do posto de saudade perto da rodoviária estavam querendo negar as consultas para mim ate descuti com uma qe parecia qe ela qe decidia quem iria ser atendida.tem qe tira essas amebas da saúde e o povo tem qe cobrar seus direitos, sofri muito ai , mas hoje estou otima vim fazer minha cirurgia em foz
Companheiro - 13.02.2018 - 00:435
Esta raça são tudo bando de ladrão ainda bem que eu não votei pra eles
Eduardo - 12.02.2018 - 23:236
E no carnaval em Sh gastando diretório muito dinheiro. Em maio vai ter zeze Di camargo e Luciano no aniversário do município e muito mais dinheiro gasto. Já a saúde pública vive esse descaso. Copati pede pra sair, secretários sem competência, vice decorativo sem competência. Funcionários na saúde pública sem competência. Teu governo não sabe o que é competência!!!!!
eu - 12.02.2018 - 23:157
Quanta incompetência... vergonha... kd os vereadores para fiscalizar essas situações... essa e as pilantragens, ninguém fiscaliza nada, também, os que não são semi-analfabetos estão com rabo preso... bando de vadio
Eu - 12.02.2018 - 23:128
....... de departamento é ......... , diretor de departamento é motorista acredito que as únicas com formação na área de saúde humana sejam: Tânia e Luísa, Tânia por sinal excelente profissional entende bem o que faz, guichês têm algumas que entende, mas tem uma dona que decide pelo sobrenome do paciente se vai ou não liberar o exame, acha que entende de saúde pinta e bordando la dentro e ninguém toma providência.
Companheiro - 12.02.2018 - 22:399
Tem que manda a maioria destas mulheres da secretária tudo em borra só sabe fica fofocando e outras no celular isso quando elas não tão marcando janta na hora do trabalho mando de ......... cadê o prefeito que não vê nada
Indignado - 12.02.2018 - 21:4510
Até que não troquem a metade dakela gente lá não cai funcionar estes dias estive na secretaria e a ........ ligou para uma pessoa e ficava fazendo caras e bocas na minha frente uma educação que dá vontade de perder a paciência. Tira a Luiza tira a .... tira a ........ e aquele monte de gente que não sabe atender.e no ....... tem uma enfermeira que pensa que a gente vai por esporte no pan
LUIZA - 12.02.2018 - 20:4711
NAO ADIANTA TER O PRONTO ATENDIMENTO NOVO, SE MANTER ESSA SECRETARIA SE SAUDE, PREFEITO PELO AMOR DE DEUS..MANDA ESSA MULHER EMBORA, DEPOIS VOSSA SENHORIA TAMBEM PEDE PRA SAIR , POR QUE NINGUEM CONSEGUE VER MAIS A CARA DE VOÇES.......ADMINISTRAÇAO PORCA QUE ESTA ACABANDO COM NOSSO POVO, VEREADORES SONSO QUE NAO SABE PRA QUE FORAM ELEITOS,DEVERIAM SENTIR VERGONHA AO RECEBER SEUS SALARIOS
eu . - 12.02.2018 - 20:0612
volta silan volta juci sai copati julhio edeson
Prefeito - 12.02.2018 - 19:0413
O que está acontecendo com essa ADM... Bando de gente sem noção... Ta na hora povo de nós mesmos acordar e fazer algo... Com todo dinheiro que A PREFEITURA recebe onde vocês colocam no c.... Do pestanudo do rei da g.... Genteeee e essa secretária de saúde... Por favor.... Aqui está cidade esta o fim do mundo e certos ai enxendo bolso... Prefeito hora de mostrar serviço não só comer comer comer prometer prometer.... Se n é capaz a de mudar de mudanças abandona o barco fiooo...
Ailton - 12.02.2018 - 19:0014
Quando à casos sérios como esse, secretária e diretora da saúde, precisam acolher o paciente e correr atrás, ver o que pode ser feito pela criança! Mandam a mãe procurar o promotor pra ele falar que faz pelo SUS? E mesmo se não fizesse pelo SUS, acredito que a secretária junto com o prefeito que lá tem a sua parte jurídica, deveriam fazer algo a mais para tentar ajudar essa família e tantas outras! Pra shows, carnaval, licitações e outros sempre dão um jeitinho! Se precisar algo pra ajudar a família quando o caso é de urgência tenho certeza que a secretária de saúde e prefeito se for falar com o promotor ele vai ajudar e ver uma forma legal de ajudar pacientes nessas situações! Falta de interesse? Senhor prefeito, estamos falando de um ser humano que precisa de atendimento! Lembram o que pregaram na campanha política??? Esqueceram do atendimento humanizado que iriam realizar??? Não deixem famílias que já estão sofrendo ficarem correndo como barata tonta, pois com isso só aumentam o sofrimento delas!
Vai passar mais esse ano e nada do sol! - 12.02.2018 - 18:4515
Secretária de Saúde... podem construir ou reformar Pronto Atendimento, podem construir um Secretária de Saúde, podem construir um Hospital Municipal e assim por adiante, mas nada disso adianta se continuar atendendo as pessoas dessa forma e como outras que sempre estamos vendo! Prefeito, precisam contratar pessoas capacitadas na área da Saúde! Precisam contratar pessoas que tenham vontade e sabedoria para atender os pacientes. Querem contratar eleitores do copatizado? Não tem problemas, mas cada um no lugar onde vai fazer a diferença e algo pelos pacientes!
Eu - 12.02.2018 - 18:1016
Pois é . Solon não era bom. Rita não era boa. Juventude tbm não era bom. Agora tá aí essa cambada de padrão do PMDB que só pensa em rou... . Quiseram mudança. Tá aí negando exames oque e de direito do povo. Cop.... e za..... criam vergonha na cara e honram o que vcs tem no meio das pernas e fazem alguma coisa para o povo santahelenense. Daqui uns dias não vão pode sair na rua que o povo vai coxa vcs no pau.
Eueueu - 12.02.2018 - 18:0217
Santa Helena cop.... vc está envergonhado nosso município sai e deixa o coca la ele nao vai fazer nada mais vc também não está!!!!!