Notícias da Região | Santa Helena

Terça-feira, 27 de Maio de 2025

Parto antecipado e centro cirúrgico em manutenção faz hospitais de Santa Helena unirem equipes para salvar mãe e bebê

Helena Licheski Dilemburger completa um mês de vida neste dia 27 de maio. A mãe, Gisele, contou que o parto estava programado para dia 30 de abril, mas ela teve dores no dia 27, três dias antes e procurou o pronto-socorro do Hospital Beneficente Moacir Micheletto e descobriu que Helena nasceria naquele dia mesmo.

O centro cirúrgico do Micheletto estava em manutenção e não seria possível utilizar, Helena estava sentada e não nasceria de parto natural, não daria tempo de transferir e seria perigoso demais nascer na ambulância do SAMU.

A solução encontrada foi um trabalho de cooperação entre o Hospital Micheletto e a Santa Casa de Miseriórdia, ambos de Santa Helena. A Santa Casa não possui convênio para realização de partos no município, mas cedeu o espaço e a equipe, para garantir que Helena viesse ao mundo saudável e que a mamãe ficasse bem.

O pediatra, Dr Peterson, o anestesista, Dr. João e o obstetra do Hospital Micheletto, Dr. Tiago, com apoio dos médicos plantonistas da Santa Casa, Dra Andréia e Dr. Welinton e da equipe de enfermagem, Elaine Galvão e Estefani Betoni, realizaram o parto da Helena que, além de estar sentada, estava com as pernas mal posicionadas e provavelmente não sobreviveria em um parto natural, talvez nem a mãe.

O parto não saiu do jeito que havia sido planejado, mas no final tudo correu bem, Helena já completa 30 dias e dormiu no colo do papai Maico durante toda a entrevista.

Gisele disse que só tem a agradecer a todos os profissionais que a atenderam durante a gestação, desde as equipes das UBS ao Dr. João Abomorad, aos médicos plantonistas, aos médicos que acompanharam a cirurgia, a equipe de enfermagem, enfim, a todos que desempenharam com maestria o seu papel para que Helena e ela ficassem bem. Assista à entrevista no vídeo acima.