Notícias da Região | São José das Palmeiras / Santa Helena

Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2017

Proposta do Tribunal prevê fusão de Municípios: São José das Palmeiras poderá voltar a pertencer para Santa Helena

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Ivan Bonilha, entregou ao Tribunal de Contas da União, em Brasília, estudo realizado pela corte paranaense que prevê a fusão de municípios como forma de melhorar a prestação dos serviços públicos à população e promover economia de recursos públicos.

Municípios com população inferior a 5 mil habitantes, que seriam 1.301 em todo o país, e 96 dos 399 municípios paranaenses, tendem a não apresentar condições mínimas para prestar os serviços básicos ao cidadão, como saúde e educação, segundo o estudo do Tribunal de Contas do Paraná.

A fusão representaria um ganho de escala, com o aumento da população, além da redução de cargos políticos, aumento da poupança dos cofres públicos, maior independência financeira e dinamismo econômico municipal.

A fórmula que seria usada para a possível fusão de municípios ainda não foi detalhada pelo Tribunal, mas vai gerar polêmica em todo o Paraná.

Ocorre que na lista dos municípios com menos de 5 mil habitantes na comarca de Santa Helena está São José das Palmeiras.

Completam a lista no Oeste: Diamante do Sul, Entre Rios do Oeste, Espigão Alto do Iguaçu, Iracema do Oeste, Marquinho, Pato Bragado, Quatro Centenário, Quatro Pontes, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu.

Estes municípios, caso a proposta seja aprovada, entrariam no processo de fusão e até mesmo deixariam de existir.

Hoje a tarde, o Presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Ivan Bonilha, pretende apresentar à imprensa, mais informações sobre a proposta e explicar como seria feito o processo de fusão dos municípios com menos de 5 mil habitantes.

Rádio Educadora

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

paula - 15.01.2017 - 13:551
INADMISSÍVEL, MEU AMIGO, é ver alguém reclamando que seu município vai se tornar vila de outra cidade por uma estratégia do governo de redução de gastos (e que vê nisso um "desrespeito", indago POR QUÊ?) e uma tentativa de diminuir a corrupção, que escrevendo suas palavras de "protesto" de modo grotesco de forma que apenas contribui mais ainda para a visão do governo: pessoas com um anafalbetismo funcional, que mal sabem ler ou escrever algo E COMPREENDER O SENTIDO, merecem sim uma escola e serviços publicos melhores para AO MENOS COMPREENDEREM QUE O QUE SE PASSA NÃO TEM A VER COM ORGULHO OU VERGONHA, e sim um plano de corte de gastos. ninguém quer desesperadamente vocês como parte de santa helena, mas se for pra ser, será.
Elton - 13.01.2017 - 08:252
Inadimicivel! Por mais que haja roubalheira como foi citado em alguns comentários, ou que nosso serviços não sejam de tão alto nível como Toledo ou Santa Helena ainda temos muito o que agradecer. Nossa cidade cresceu muito nos últimos anos está cada vez mais bonita. Imagine só, Santa Helena já tem: Moreninha, São Clemente, Sub Sede, entre outros distritos, já pensou ter que dividir a renda para ainda mais. Não se deixem influenciar por rixas politicas nesse momento, também não sou Gilberto, mas amo minha cidade e seria lamentável se isso acontecesse.
- 12.01.2017 - 12:503
SÃO JOSÉ não vai voltar pra santa helena, vamos fazer uma campanha de imigração, e o prefeito Gilberto tem que incentivar as empresas e alguma industria para que possamos atingir essa meta só falta 800 pessoas.
Oliver - 12.01.2017 - 08:484
Também olha so colocaram o nome da cidade foi errada! Tinha que ser s.j. das pedreira. Chiquinho de Luz Marina.
Dudu - 12.01.2017 - 07:055
O copati vai ser um bom prefeito para são jose das palmeiras . e agora o homem dos tratores esperafico vai salva sao jose kkkkkk
calango preto - 11.01.2017 - 21:316
seria ,ótimo pois acabaria com a robalheira desses politicos que metem a mão no dinheiro público,no caso de são jose das palmeiras,tem uma rataiada que vive as custas do contribuinte,queria ver esses rato pega na enxada pra sobrevive
Alex - 11.01.2017 - 17:107
Pena. Que são pedro do Iguaçu não está na lista

Deixe seu comentário