Notícias da Região | Missal

Sábado, 12 de Agosto de 2017

Recuperação de Nascente em Jacutinga irá atender três propriedades

Na manhã de quarta-feira, 09 de agosto, foi feita a recuperação de uma nascente na propriedade de Adilson de Conto, em Linha Jacutinga, interior de Missal. Estiveram envolvidos na ação, a Emater, Itaipu Binacional, Cresol, Administração Municipal, por intermédio da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente e Comitê Gestor do Programa Cultivando Água Boa.

Com esse trabalho de recuperação, a água da nascente será utilizada para o consumo de pelo menos três propriedades. Conforme a Lei Municipal nº 1.382, de 13 de junho de 2017, aprovada pela Câmara de Vereadores, o município fornece mão-de-obra e os materiais necessários para recuperação, como cimento, pedra brita, canos de PVC de diversas bitolas, necessárias para o tratamento da água e sua saída para abastecimento.

Para a recuperação, a técnica utilizada (Solo-cimento) protege a fonte de água de contaminações externas e torna a água limpa e utilizável tanto para descedentação animal como para diversos usos domésticos. “Queremos identificar, cadastrar, recuperar e monitorar todas as nascentes do município”, afirma o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Fetzner.

Ainda de acordo com o secretário Altair, o programa visa garantir a segurança hídrica das propriedades rurais do município e o objetivo é identificar, por meio de cadastro junto ao Departamento de Meio Ambiente, todas as nascentes desprotegidas, para fazer a recuperação por meio de sistema solo-cimento, plantio de árvores nativas e cercamento da área. Informações podem ser obtidas na secretaria, ou pelo fone (45) 3244-1870.

Assessoria


COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

* Ao enviar o comentário você aceita os termos de uso do site.