Notícias da Região | Santa Helena

Terça-feira, 13 de Março de 2018

Risco de epidemia de dengue ainda é iminente em Santa Helena; LIRAa continua muito acima do recomendado

O novo índice LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes Aegypti) foi divulgado pelo departamento das Vigilâncias em Saúde, nesta segunda-feira (12), apresentando percentual de 12,2%. Apesar de ter baixado em relação ao primeiro índice do ano que ficou em 15,3%, o novo levantamento é considerado ainda muito alto, segundo o diretor das Vigilâncias, Gilmar Muller.

O LIRAa é uma metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e identificar os criadouros predominantes. O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1; situação de alerta quando está no intervalo entre 1 e 3,9; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4.

Desde o dia primeiro de março, equipes se concentram na retirada de lixo na sede do município. Segundo Muller foram retiradas de circulação 40 cargas de lixo até hoje (12) e há focos de dengue espalhados pela cidade, apesar do empenho da equipe e do trabalho de recolha.

“Nosso trabalho está sendo feito, contamos com a participação e colaboração da população, porque a administração está fazendo sua parte, pedimos aos comerciantes, proprietários de indústrias, proprietários de residências e terrenos, que verifiquem uma vez por semana se não há água parada, cuidando bem dos terrenos para evitar água acumulada que possa ter o mosquito da dengue”, reforça.

O arrastão já aconteceu no quadro principal da cidade, hoje os trabalhos dão sequência nos loteamentos Progresso e Bela Vista. Conforme Muller, os munícipes podem deixar o lixo em frente às residências para os caminhões fazerem a coleta, mas reitera “isso não é o suficiente, a população deve cuidar daqueles pequenos recipientes que empoçam água para evitar os focos de dengue”.

A secretária de Saúde Luisa Soalheiro também reforça o pedido à população, lembrando que cada um é responsável por sua saúde, da família e da comunidade. “Cada um contribuindo, deixando sua residência e seu local de trabalho livres de criadouros de mosquitos, o LiRAa baixará mais e ficaremos livres do risco de epidemias”, enfatiza Luisa.

CL/Assessoria

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

Só pra avisar - 14.03.2018 - 19:271
Os canteiros na frente da polícia militar e da cívil interno é só mosquito
mara - 14.03.2018 - 14:362
tem que multar esse povo relaxado, Brasileiro se não mexer no bolso não se mexe, notifica duas x na 3a multa no IPTU, nao tem como não pagar. E com esse valor contrate mais agentes e paguem melhor, estabeleça meta e gratificação pra quem atingir a meta.
antonio - 14.03.2018 - 12:483
Carlão - 14.03.2018 - 07:29 tu ta de sacanagem neh??? convocar o Exercito pra fazer papel que é de responsabilidade de cada proprietário de terreno ou imóvel? mais essa incumbencia ao Exército? tenho certeza que se o Exercito recebesse essa missão cumpriria como cumpre qq outra, mas de que adianta um mês depois estaria tudo igual como antes...Essa guerra é de todos e não só do Exército
mee - 14.03.2018 - 11:454
Vão parar de passear quando??? aqui em casa é todo mês enchendo o saco, ao lado onde tem lixo nem olham e eu cansei de reclamar, mas a desculpa é...a sua casa é a sorteada, pois tá limpa ai eles não precisam trabalhar, vão lá na aproa imediação vão ver o que é mosquito.....seus ............
motorista de fnm - 14.03.2018 - 09:135
,,.,.,.,.EUUUU TENHO A FORÇAAAAAA,.,.,.,., NÓS DA ERA HE-MEN E OUTROS DESENHOS DE HEROIS NA TELEVISAO, ATÉ ISSO ACABOU SNIF,.,,.SNIF,.,,.MAS VAMOS A REAL POR OS PÉS NO CHAO E ORIENTAR, EDUCAR OU ENSINAR COM BONS EXEMPLOS OS NOSSOS NETOS, AÍ SIM, NO FUTURO TEREMOS CIDADAOS EXEMPLARES ESPEREMOS, PORQUE POR HORA ESTAMOS MAIS PARA "CASCÃO", DO MAURICIO DE SOUZA,.,.,.,OBA, MAIS LIXO KKKKKK.
Carlão - 14.03.2018 - 07:296
Bom dia a todos. Não estou aqui para criticar esse ou aquele. Quero aqui fazer um apelo as Autoridades de todos os municípios lindeiros que, abrange nossas Cidades Beira Lago. Porque Não Convocar o Exercito Brasileiro para fazer uma limpeza Geral em todos os municípios.??? Após feito essa limpeza. (Começar a multar todos que jogar ou jogarem LIXO nas ruas). Inclusive residências e lotes baldios que não forem limpos. Porque é vergonhoso isso que esta acontecendo em nosso País e CIDADES. Estamos perdendo para um mosquito. Que país é esse?????????? Eu moro em um bairro que nem esgoto tem. alguns vizinhos não limpam seus quintas. Tem carros velhos abandonados nas ruas cheios de água das chuvas. Cadê as Autoridades competentes. Dai quando começa morrer gente ficam todos preocupados.
Zérizada@hotmail.com - 14.03.2018 - 07:247
tah loko meu mais está maria é teimosa né não nem tudo o dinheiro resolve maria se resolvesse não existiria cancer , aids, sifilis é tudo questão de cuidado que bosta meu
Cada comentário - 14.03.2018 - 06:578
Cala boca maria.e vai limpa o seu quintal
Aedes - 13.03.2018 - 23:289
Era só que me faltava...o povo é relaxado e como sempre a culpa é dos outros...tomem vergonha na cara. Povo mal acostumado!!
Que - 13.03.2018 - 22:5810
Pergunta é essa de dinheiro? Vai limpar teu lote. O dinheiro não serve para cada um limpar seu lote, são as pessoas que tem que fazer, ou a prefeitura entra e limpa cada terreno a cada semana. O gente relaxada.
Ate hj nao vi - 13.03.2018 - 22:0211
Isso so vai acabar quando a vigilância toma vergonha na cara e multa pq nao adianta os agentes fazerem a parte deles notificar e a vigilância nao multar o povo so aprebde sofrendo na pele ou no bousa
Aido - 13.03.2018 - 20:0112
Se todos nós cuidarmos de nossos quintais , não jogando lixo nas beiras de estradas, rodovias e lotes baldios o mosquito não se reproduz,NÃO ADIANTA JOGAR A CULPA NOS OUTROS OU NA PREFEITURA SE NÓS NÃO FIZEMOS A NOSSA PARTE!!!!!
joao.carlos - 13.03.2018 - 19:5113
Problema não é o dinheiro que gastaram. Nesse caso, a culpa não pode ser atribuída ao prefeito. Sejamos justos: o problema é a falta de responsabilidade de algumas pessoas que não cuidam do seu próprio terreiro. Enquanto o vizinho não cuida do seu quintal, o mosquito da dengue continua a proliferar.
kvhjkfyu - 13.03.2018 - 19:0014
cade o dinheiro q tava aqui??? gaeco neles
Gustavo - 13.03.2018 - 18:4815
MARIA, infelizmente podem ter a quantidade de dinheiro que for, que seja ela muito, isso não irá controlar porque o erro está vindo de nós cidadões moradores do município, pois quem está poluindo e jogando o lixo onde não é o seu lugar é a população. Esse dinheiro que foi e está sendo investido com recolha de lixo poderia estar usando em outros meios se todos fossem fazer o seu devido papel.
Maria - 13.03.2018 - 18:3216
Com todo odinheiro que gastaram nao consegue controlar? como assim?