Notícias da Região | Santa Helena

Terça-feira, 13 de Março de 2018

Vereadores aprovam projeto para construção de canil em Santa Helena

Na sessão do legislativo de Santa Helena, ocorrida na noite de segunda-feira (12), os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto para construção de um canil municipal que, de acordo com a Administração Municipal, deve resolver a situação calamitosa em que hoje se encontram os cachorros que estão na APROA.

O problema já é antigo, porém piorou muito no último ano, se tornando um grave risco de saúde pública, tendo inclusive recomendação do Ministério Público para que a ONG fosse fechada e a prefeitura desse solução para o problema.

No ano de 2017 a Administração Municipal deu ampla divulgação para esse projeto e para a resolução da situação, mas nada aconteceu e a agonia e sofrimento desses animais se arrasta até hoje.

De acordo com colaboradores, pessoas que voluntariamente ajudam a ONG, a situação é calamitosa: “Os cachorros estão morrendo de cinomose e de outras doenças simples, estão sendo devorados por bernes, carrapatos, sarna e pulgas. Tem cachorro cego, sai vermes até dos olhos dos cães, dá vontade de chorar”, disse uma colaboradora.

Outro jovem que frequentemente ajuda conta: “Quando pessoas de fora vêem as fotos e vídeos do sofrimento dos animais e comentamos que o prefeito é veterinário, eles não acreditam, dizem que é mentira”, desabafa.

Além da falta de pessoas para cuidar dos animais e de medicamentos, os colaboradores também têm dificuldades com a alimentação dos animais. “A administração tem ajudado com ração, mas sempre depois, quando acaba é que eles se mexem para conseguir mais, as vezes passa semana com doações de terceiros. Eles acham que os animais conseguem viver de vento, que podem ficar uma semana sem comer”, disse um colaborador que prefere não ser identificado.

Esse projeto que foi para a Câmara de Vereadores, já era pra ter ido em setembro do ano passado, foi agora, vamos ver quando vai sair do papel e quantos animais vão sobrar até lá. Esses animais, a fauna e a flora, são de responsabilidade do município e é um crime isso o que está acontecendo”, finaliza.

As fotos e vídeos foram extraídos de postagens no Facebook.


COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

Jairton.mimoai - 14.03.2018 - 09:281
até quando Brasil, teremos pessoas igual a MARTA DOS SANTOS que escrevem CELEBRO ao invés de CÉREBRO?? Por essas e outras temos que investir nos jovens que são o futuro de SH PR e do BRASIL. kd a pista de som automotivo??? isso a globo não mostra GLOBO LIXOOOO FORA COPATTI FORA FORA PETROLEIROS FORA VIUVAS DO SILON
amigo do Jairton - 14.03.2018 - 08:532
Vcs ai de baixo acham que os jovems nao tem direito de se divertir? Se tao velhos nao eh culpa da juventude de nosa cidade . .. nossa pista de 1000m quadrados eh uma reividicacao antiga que ta sendo desprezada
Jairton - 14.03.2018 - 08:473
quer flar do meu nome mais nem sabe escrever CEREBRO
Jandrey - 14.03.2018 - 08:394
e vdd kd a pista d som??????
fidodido@hotmail.com - 14.03.2018 - 07:315
é como dizia Raul Seixas mamâe eu não quero ser prefeito pode ser que eu seja eleito e alguem queira me..... e fim de papo
MARTA DOS SANTOS - 14.03.2018 - 00:476
ESSE JAIRTON ATE O NOME E FEIO.......IMAGINA AS CONVERSA.......A CACHUMBA DEVE TER RECOLHIDO NO CELEBRO DESSE IDIOTA
Antonio Cezar - 14.03.2018 - 00:367
Desolada nao vou nem perder meu tempo com suas ideias porque voce deve ser uma mal comida... fica a dica
Povo - 14.03.2018 - 00:168
Vamos torcer para esta ong acontecer de uma vez por todas , pois o sofrimento que já presenciei com meus olhos é algo que jamais vou esquecer , vi com meus olhos cachorro aleijado sendo comido pelos bichos dentro de uma casinha sem poder se encher abandonado pela própria sorte e muito mais .
de saco cheio - 13.03.2018 - 23:439
Vão toma no cu com som automotivo pegam e escutem no fone essas merda que vcs chama de música ninguém é obrigando a ouvir tbm!
Motoqueiro - 13.03.2018 - 23:1610
Cada matéria que sai no CL fico com mais nojo de algumas pessoas de santa helena, uma pequena minoria que se trata de ums lixos da sociedade, querem escutar música coloquem fonte de ouvido seus funkeiro otario, essas merda de som ai só tem uma batida que só esses merdas gosta, o cachorro é o melhor amigo do homem, fico triste em ver esses animais abandonados, e maltratado eu adotei 3 cachorro na aproa, tem que fazer algo pra melhorar, e vcs seus merda do som automotivo entra um dentro do cu do outro e faz uma rua dentro do cu de vcs e escuta essas merda de som lixo que vcs escuta, vcs não tem o que fazer carpe um lote ajude uma criança um idoso, mas parem de ficar pedindo essa merda de pista pra som, fazendo isso aí que vai morrer mais gente inocente, pq vcs seus viado vão ir pra essa pista enxe o cu de álcool e sair dirigindo colocando a vida dos outros em risco. Isso vcs não penssa né. Seus lixos
Jairton - 13.03.2018 - 22:0111
Isso aí não compensa. O que realmente precisa é uma pista de uns 1000 metros pra ouvir som e dar cavalo de pau! os jovens são o futuro de Santa Helena, por isso deveriam ser ouvidos. Até quando Brasil
Joelson - 13.03.2018 - 21:4512
Tudo bem o canil municipal, mas cadê o espaço do som automotivo, promessa é divida, acorda MP
povo - 13.03.2018 - 21:1713
Claro que não foi o prefeito que abandonou o cachorro Toboco, ele fez pior, abandonou a instituição, deixou todos os cães que lá estão sem tratamento, sem medicamento e em mtos momentos sem comida. Ele é o prefeito e é ssim responsável.
Toboco - 13.03.2018 - 20:3014
Cada comentário. Até parece que foi o prefeito que maltratou os animais. Pessoal vamos parar de abandonar os pobres animais a sorte. Quem comprou deve obrigação moral de cuidar.
Morador - 13.03.2018 - 20:1115
Pois é os adultos as crianças os idosos tem como se defender mas já os animais nao tem como seu ignorante
Fran - 13.03.2018 - 19:5016
Só espero que quem vai cuidar dos animais não deixe chegar a esse ponto, acho que com um lugar apropriado apropriado LIMPO com sombra, castrar, separar as fêmeas no cio, vai resolver sim o problema com ajuda de todos!!
Marco Antonio - 13.03.2018 - 19:2417
Parabéns ao Prefeito e aos Vereadores pela aprovação unânime. O bem comum não possui barreiras partidárias ou ideológicas.
J. - 13.03.2018 - 18:0818
Tudo bem, que todos sabemos que a APROA necessitava de ajuda a muito tempo, antes mesmo do atual prefeito, mas o prefeito atual sabia dos problemas antes de tomar posse de seu cargo. E ele como veterinário ainda sim deixou chegar nessa situação de calamidade. Eu sou testemunha que ele como pessoa é um ....., pois antes quando era só veterinário já negou atendimento aos animais por não ter tempo. Acho que tava na hora da prefeitura gastar menos em coisas fúteis ou coisas que podem esperar e pararem de ........ dinheiro do povo e começarem a investir mais no que precisa. Que isso não fique só no papel.
Marlene - 13.03.2018 - 17:3019
Penso que precisa solução sim, os cães precisam ser cuidados, mas ao invés de tecer essa ou aquela crítica que se unam e cada um faça sua parte. Minha filha já adotou 3 cães de rua e todos estão lindos e saudáveis. Pior de tudo isso é 2 deles nós vimos quem deixou na rua. Então deveria ter uma lei que indicasse essas pessoas.
Zérizada@hotmail.com - 13.03.2018 - 16:5820
em resposta a Desolada uma coisa eu tenho que concordar com ela está ong e todas as ong do Brasil são tudo mal intencionada isso é comprovado eles criam as ong com a intenção de faturar um didim e dão com os burros nas águas agora sacrificar não isso não pode eles são muito bons quem não presta é o bicho homem não o bicho bicho até Deus se arrependeu de ter criada está raça o bicho homem
Neander - 13.03.2018 - 16:2021
Gente vamos entender uma coisa ,contrução do canil municipal não vai atrapalhar em nada a distribuição de remédios nos postos , nas consultas dadas , nos exames carimbados nas cestas básicas , enfim uma infinidade de coisas que são ofertadas na administração, podemos viver na harmonia com todos , condição o município tem pra isso , fiquem felizes por essa notícia , não criem intrigas por pessoas boas gostarem dessa causa , assim como gostamos dos animais somos sensatos pra intender que pessoas tb precisam de atenção saúde creches etc etc , então ao invés de criticarem , ajudem , devemos aprender a conviver em sociedade , somos seres racionais então quem não quer ajudar que não atrapalhe , viemos brigando por essa causa há um bom tempo, lembrando que os culpados desses cães estarem abandonados foram pessoas que largaram nas ruas ou não tiveram consciência de mantê-los em locais seguros ou pior deixando criar, vamos parar de sermos ipocritas
Helio - 13.03.2018 - 15:5222
Se o executivo quer fazer, os vereadores ajudam, mas o executivo, o prefeito, precisa querer fazer, isso ai serve de exmplo. Agora pq será que o prefeito não resolve fazer um hospital por exemplo? O que o impede? Tem dinheiro e tem apoio dos vereadores e da população. O que te falta Copati?
Assessor - 13.03.2018 - 15:2123
Boa a idéia senhores vereadores. Mas vamos pensar na saúde do nosso povo ,.......
cidadão 2 - 13.03.2018 - 15:0024
Fácil dizer que não é culpa do prefeito pq ele não jogou o cachorro na rua. Com essa linha de pensamento, também não é obrigação do prefeito viabilizar CMEIS, nem escolas, afinal, não são filhos dele, logo, como não foi ele que virou os olhinhos, SEM CULPA. Também não é culpa dele que falta emprego, sempre teve desemprego, também não é culpado da falta d´água no interior, da falta de energia, da falta de saúde, afinal, não foi ele que fez as pessoas ficarem doentes ou se acidentarem. CHEGA DISSO, ELE SABIA QUE TERIA QUE TRABALHAR QUANDO SE CANDIDATOU, CASO GANHASSE A ELEIÇÃO. Pois bem, é para resolver todos esses problemas que NOSSO prefeito recebe seu salário. QUE RESOLVA OU QUE SAIA!
Lariel - 13.03.2018 - 14:1425
Sra.Desolada:faça um mega favor aos leitores!Guarde sua opinião deturpada e seus erros gramaticais para si.Problemas existem aos montes e cada pessoa luta pela causa que mais se simpatiza.Com este tipo de comentário maldoso,vc acirra os ânimos e cria polêmica pois muitas pessoas se compadecem com o sofrimento dos animais ao contrário de vc.Propor o sacrifício é uma ideia bizarra de pessoas preguiçosas e medíocres que não conseguem criar saídas,mecanismos que ajudem a solucionar este problema!
Margarete camargo - 13.03.2018 - 13:4226
Engraçado como as pessoas não tem noção do que fala ,culpar o prefeito só por ele ser veterinário ,ele por acaso obrigou pessoas irresponsável pegar o cachorrinho bonitinho e quando ficar mais velho ou fazer muita bagunça abandonar nas ruas ,em menos de 3 meses eu estava cuidando de 17 cachorros abandonados em frente minha casa ,e um dia largaram uma cachorra com nodulo quase morrendo ,liguei pro agora prefeito Airton copatti e expliquei o casso sabe oque ele me disse "pegue ela traz aqui que vamos fazer o que precisar pra amenizar o sofrimento dela ",pedi quanto ficaria o valor do procedimento ,ele respondeu ajuda com que vc quiser ,infelizmente quando procurei ela pra levar na clinica ela já estava morrendo ,não deu tempo de fazer mais nada .Ai eu pergunto ,a culpa foi do prefeito ,minha ,ou de quem pegou ela e abandonou quando ela mais precisou de seu dono ,quanto tempo faz que ta essa situação ??agora por o prefeito ser formado veterinário pessoas ignorantes acham que ele tenque resolver problemas que é de quem abandona os animais, se cada um que tem animais não abandonar não precisaria nem de abrigos .eu acho que quando adotar ou comprar qualquer animal teria que ter um documento que comprovaria que fulano é seu dono e se ele for abandonado o dono seria responsabilizado ,assim seria a melhor saida ,minha opinião e os que ja estão nas ruas dar um lar digno pra eles ( o que eu acho engraçado que cachorro e gato largam de monte em frente minha casa ,mas uma vaca dando 30 litros de leite ninguém largou ate hoje ,por que será ???fica a dica