Notícias da Região | Curiosidades
Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025
Aconteceu em 21 de Agosto: Momentos que fizeram história
Ao longo dos séculos, o dia 21 de agosto marcou acontecimentos relevantes em diferentes partes do mundo.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
No ano de 634 teve início o Cerco de Damasco, então sob domínio do Império Bizantino, pelas tropas do Califado Ortodoxo. Já em 1140, o general da dinastia Song, Yue Fei, obteve importante vitória sobre as forças da dinastia Jin na Batalha de Yancheng. Outro destaque militar ocorreu em 1415, quando o Duque de Viseu, Henrique, liderou as forças portuguesas na conquista de Ceuta.
O século XVIII também foi marcado por eventos de grande repercussão. Em 1770, James Cook reivindicou formalmente o leste da Austrália para o Reino da Grã-Bretanha, batizando a região de Nova Gales do Sul. Dois anos depois, em 1772, Gustavo III consolidou um golpe de Estado na Suécia, encerrando meio século de governo parlamentar. Ainda no período, em 1791, uma cerimônia de Vodu liderada por Dutty Boukman desencadeou a Revolução Haitiana, uma das mais importantes rebeliões de escravizados da história.
No século XX, os acontecimentos foram marcados por guerras, descobertas e transformações políticas. Em 1911, a Constituição Portuguesa entrou em vigor e, no mesmo ano, a obra Mona Lisa foi furtada do Museu do Louvre por Vincenzo Perugia. Em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, ocorreu a Batalha de Charleroi, e em 1918 teve início a Segunda Batalha do Somme. Já em 1942, na Segunda Guerra, tropas americanas derrotaram os japoneses na Batalha do Tenaru, em Guadalcanal. Dois anos depois, em 1944, começava a Conferência de Dumbarton Oaks, que seria um prelúdio à criação da ONU.
O Brasil também teve destaque em 1954, com a inauguração do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Em 1959, o presidente Dwight Eisenhower assinou a ordem executiva que oficializou o Havaí como o 50º estado norte-americano. Décadas depois, em 1986, uma tragédia natural no lago Nyos, em Camarões, liberou gás carbônico que matou cerca de 1.800 pessoas.
Mais recentemente, em 1991, a Letônia declarou oficialmente sua independência da União Soviética. Em 2013, ataques químicos na região de Ghouta, na Síria, deixaram centenas de mortos, e em 2017 um sismo atingiu a ilha italiana de Ísquia, resultando em duas mortes e dezenas de feridos.
Esses registros reforçam como o dia 21 de agosto foi marcado por conquistas, tragédias e mudanças políticas que influenciaram o rumo da história mundial.








