Notícias da Região | Curiosidades

Quarta-feira, 23 de Julho de 2025

Aconteceu em 23 de Julho: Momentos que fizeram história

O dia 23 de julho marca uma série de eventos históricos significativos em diferentes séculos, envolvendo guerras, descobertas tecnológicas, mudanças políticas e tragédias marcantes ao redor do mundo.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Em 811, o imperador bizantino Nicéforo I saqueou a capital búlgara de Plisca, roubando o tesouro de Crum, ação que intensificou os confrontos na região. Séculos depois, em 1319, os Cavaleiros Hospitalários derrotaram a frota aidinida de Quios, consolidando seu domínio naval.

Na Guerra da Escânia, em 1677, Dinamarca-Noruega conquistou a estratégica cidade portuária de Marstrand, até então sob controle da Suécia. Já em 1793, o Reino da Prússia retomou Mainz, na Alemanha, em meio aos conflitos da Revolução Francesa.

A data também marca momentos decisivos para o Brasil. Em 1840, com apenas 14 anos, Dom Pedro II foi declarado maior de idade e assumiu o trono do Império do Brasil, encerrando o período regencial. Esse mesmo ano viu a criação da Província do Canadá, unificando as colônias britânicas do Alto e Baixo Canadá.

Em 1829, nos Estados Unidos, William Austin Burt registrou a patente do tipógrafo, um precursor da máquina de escrever que viria a revolucionar a comunicação escrita. Ainda no campo das descobertas, 1871 foi o ano em que o asteroide 114 Kassandra foi oficialmente identificado.

Na política internacional, a data tem destaque com a nomeação de Sir Thomas Maitland como primeiro governador de Malta em 1813, formalizando o controle britânico sobre a ilha. Em 1903, a Ford Motor Company realizou sua primeira venda de automóvel, um marco para a indústria automotiva global.

Eventos militares e diplomáticos também marcaram o dia: o ultimato da Áustria-Hungria à Sérvia em 1914 foi um dos gatilhos para a Primeira Guerra Mundial. Em 1921, foi fundado oficialmente o Partido Comunista da China, que viria a governar o país a partir de 1949.

O século XX viu ainda revoluções e conflitos importantes. Em 1952, o rei Faruk do Egito foi deposto por um grupo de militares liderado pelo General Muhammad Naguib e por Gamal Abdel Nasser, dando início a uma nova era no país. Em 1961, surgiu a Frente Sandinista de Libertação Nacional na Nicarágua, movimento que viria a assumir o poder em 1979.

Já em 1993, o Brasil foi palco da Chacina da Candelária, no Rio de Janeiro, onde oito crianças e adolescentes em situação de rua foram assassinados por policiais. O episódio gerou comoção internacional e denúncias de violações dos direitos humanos no país.

No campo da ciência e tecnologia, 1995 foi o ano da descoberta do cometa Hale-Bopp, um dos mais brilhantes do século XX, e 2015 marcou o anúncio da descoberta do exoplaneta Kepler-452b pela NASA, considerado uma das “segundas Terras” em potencial.

A data também traz lembranças trágicas recentes, como o incêndio florestal na Grécia em 2018, que deixou mais de 100 mortos, tornando-se o mais mortal da história do país. E em 2022, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto de varíola dos macacos como uma Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional.

Com tantos marcos históricos, o 23 de julho permanece como uma data que ecoa conquistas, revoluções, descobertas e tragédias que moldaram o mundo ao longo dos séculos.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram