Notícias da Região | Santa Helena
Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2025
Alunos de Santa Helena participam de ação de conscientização durante limpeza do lago realizada pela colônia de pescadores e prefeitura
A Prefeitura de Santa Helena, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, realizou uma ação especial de recolha de lixo no Lago de Itaipu, em parceria com a Colônia de Pescadores.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Nesta sexta-feira (05), para consolidar o aprendizado de forma prática, alunos da Escola Municipal Professora Inês Mocellin puderam observar de perto a equipe da coleta seletiva carregar o material coletado pelos pescadores às margens do lago.
O prefeito Dinho Maraskin, vereador Paulo Cesar Zembruski, a Diretora de Meio Ambiente, Paula Gabriela Ripp e Presidente da Colônia de Pescadoes, Lírio Hoffmann, participaram deste momento que, além da preservação ambiental, também visou a conscientização das crianças.
Dinho destacou a importância da parceria para o meio ambiente e o turismo local. "Este é um momento significativo, reunindo parceiros para reconhecer o trabalho espetacular realizado pelos pescadores na limpeza do Lago de Itaipu," afirmou. O prefeito ainda ressaltou que o lago é um "patrimônio público, é um patrimônio nacional" e que o município tem o dever de cuidar dele, contribuindo com a parceria com os pescadores.
O Presidente da Colônia de Pescadores, Lírio Hoffmann, fez questão de enfatizar o papel crucial dos pescadores no projeto. "Não é mérito da colônia. A colônia só organiza. Quem recolhe é o pescador. O mérito é do pescador que que faz esse trabalho," declarou. Ele alertou sobre os perigos encontrados durante a coleta, como veneno e até cobras, e o risco que esses materiais representam para a vida aquática, como a mortalidade do peixe.
O Vereador Paulo Cesar Zembruski reforçou que a parceria é uma forma de "trabalhar o meio ambiente" e auxiliar a classe. Ele lembrou que a limpeza do lago, que era realizada apenas uma vez ao ano, passou para duas vezes ao ano a pedido da Colônia. Zembruski também mencionou outros benefícios para os profissionais, como um projeto via Itaipu de quase 780 mil reais, que deve fornecer em torno de 40 barcos para melhorar a qualidade de vida e buscar tornar os pescadores, pirangueiros (pescadores esportivos/turísticos), o que é visto como o caminho para o pescador Santa Helena sair dessa vida sofrida.
A Diretora de Meio Ambiente, Paula Gabriela Ripp, detalhou a organização do evento. Ela explicou que o encerramento da limpeza foi realizado no balneário, um dos pontos de coleta de lixo. "A gente decidiu trazer as crianças da Inês Mocellin, uma turma, para ver todo esse papel que a Colônia de Pescadores faz," disse. Paula destacou que esta é a segunda coleta do ano, e que a última havia rendido cerca de uma tonelada de lixo, com expectativa de um resultado ainda maior nesta edição.








