Internacionais | Internacional

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Análise: Inter supera testes iniciais, aumenta invencibilidade e chega "bem" para sequência decisiva

Time de Eduardo Coudet superou adversidades em Arapiraca e avançou na Copa do Brasil

O Inter colocou o bom momento à prova e deu conta do recado. O time confirmou o favoritismo no Gre-Nal e superou o mau início em Arapiraca para avançar de fase na Copa do Brasil, até com certa tranquilidade no fim das contas. Com partidas decisivas no horizonte, a sensação nos bastidores é que o grupo chega "bem". Não à toa. O período de invencibilidade empolga e gera grandes expectativas.

A verdade é que estou muito contente pelo grupo. Trabalha muito. Grupo que quer vencer o tempo todo.

— Eduardo Coudet, técnico de Inter

A equipe de Coudet enfrentou os dois testes mais pesados neste início de 2024 em um curto espaço de tempo e demonstrou maturidade, força mental, preparo físico e pitadas de bom futebol. As vitórias sobre Grêmio e ASA aumentam a confiança para os desafios que vem pela frente.

O 2 a 0 no agreste alagoano teve os seus ares traiçoeiros. O Inter soube escapar das armadilhas do jogo eliminatório. O rival foi dominante por 15 minutos, com direito a chance perdida sem goleiro e gol anulado. O oportunismo de Alario foi a boa notícia em meio à pressão do ASA.

A expressão do dicionário futebolês "saber sofrer" se encaixa no cenário descrito e é uma prova da já citada maturidade do time. O Inter superou a instabilidade e poucos riscos sofreu até o fim do jogo. Wanderson deu sua terceira assistência no ano para Vitão confirmar a classificação.
O próximo duelo pouco vale. Com a liderança confirmada no Gauchão, Coudet escalará reservas contra o Juventude. Posteriormente, virá a sequência decisiva: matar ou morrer no estadual e a segunda fase da Copa do Brasil, diante do Nova Iguaçu, sensação do Carioca, fora de casa.

– Acho que chegamos bem. Vamos precisar do grupo todo. Temos qualidade e vamos seguir trabalhando. Quanto à decisão, aqui sempre tem responsabilidade, até no Gre-Nal. Vocês falaram que somos melhores. Temos responsabilidade. Estamos acostumados. Tomamos cada partida com responsabilidade, com respeito ao rival. Tomamos a obrigação hoje também. Gostamos de ganhar – declarou Coudet.

O Inter chegou a sete vitórias consecutivas na temporada. O aproveitamento em 2024 é de 85%. São 21 gols marcados e apenas seis sofridos, sendo que a equipe não foi vazada em sete dos 11 jogos.

Outra estatísticas peculiar chama atenção e atesta a importância da continuidade do trabalho da comissão técnica, liderada por Coudet: em jogos com titulares, são 12 vitórias consecutivas, contando as quatro rodadas finais do último Brasileirão. O último revés foi em 11 de novembro.

O Colorado venceu Bragantino, Cuiabá, Corinthians, Botafogo, Avenida, Ypiranga, Caxias, Santa Cruz, Brasil de Pelotas, Novo Hamburgo, Grêmio e ASA. No período, o time alternativo ganhou do São José, empatou com o São Luiz e perdeu para o Guarany de Bagé.
Importante salientar que o grupo ainda passará por mudanças até o fechamento da janela, em 7 de março. O clube negocia com Thiago Maia e mira goleiro, zagueiro e lateral-esquerdo. Além da possibilidade de antecipar a chegada do atacante Rafael Borré.

É neste embalo que o Inter trabalha para o primeiro momento-chave da temporada, com duelos eliminatórios no Gauchão e mais um desafio fora de casa na Copa do Brasil. O Colorado já desembarcou em Porto Alegre e treinará e enfrenta o Juventude no próximo sábado.

G1