Brasil | Garota salva

Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025

Argentina aciona o Brasil e PF salva jovem em situação de exploração sexual

A Polícia Federal resgatou uma jovem paraguaia de 20 anos que era mantida em situação de extrema vulnerabilidade em uma área rural de Missal, localizado a cerca de 60 quilômetros de Foz do Iguaçu. A ação aconteceu após um pedido urgente da Unidade Fiscal de Rosário, na Província de Santa Fé, encaminhado ao Brasil por meio do Comando Tripartite, na última sexta-feira (14).

Segundo a investigação, a jovem seria vítima de tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. As primeiras informações apontavam que ela havia sido levada do Paraguai para Missal, onde estaria sendo explorada e vivendo em condições precárias. No local, era conhecida como Luana.

Durante as diligências, a PF constatou que a vítima apresentava problemas mentais, estava sob tutela até os 21 anos e tinha um débito de cerca de R$ 500 com o estabelecimento onde era obrigada a trabalhar, o que agravava ainda mais sua vulnerabilidade.

Após a confirmação da situação de risco, equipes da PF realizaram o resgate e levaram a jovem até a Delegacia da PF em Foz do Iguaçu, onde recebeu acolhimento e atendimento especializado. As autoridades argentinas foram imediatamente comunicadas, já que a jovem possui residência fixa na Argentina e será entregue oficialmente na fronteira.

O caso integra um processo criminal em andamento na Argentina, que investiga tráfico de pessoas com base no Art. 145 da Lei 26.842. No Brasil, a investigação segue pelo Artigo 149-A do Código Penal, que prevê pena de 4 a 8 anos de prisão, além de multa. A PF também apura qualificadoras como submissão a condições degradantes e exploração agravada pela vulnerabilidade da vítima.

GGN