Esporte | Grêmio

Sábado, 13 de Abril de 2024

Às vésperas da estreia no Brasileiro, Grêmio tem 14 lesões em três meses na temporada

O desfalque de Mayk aumentou o problema na lateral esquerda. Das 11, seis foram lesões musculares

A lista de desfalques do Grêmio aumentou nesta semana após a baixa de Mayk. Essa foi a 14ª lesão no elenco gremista desde o início da temporada. Deste número, sete são problemas musculares (confira a lista abaixo). O Tricolor é o terceiro clube com mais lesões no Brasil.

A dificuldade da comissão técnica em dar continuidade ao time não se explica apenas no calendário apertado do futebol brasileiro. O grupo de jogadores tem sofrido com lesões e tem dado trabalho ao departamento médico.

No total são 14 lesões, mas 11 foram confirmadas pelo clube, desde a reapresentação do Grêmio, em 9 de janeiro. Sete musculares, três no joelho e três no tornozelo. Cuiabano e Jhonata Robert já tiveram duas lesões. O lateral já se recuperou, mas o meia-atacante não tem previsão de retorno.

Além destes, Marchesín também é outro passou pelo departamento médico, mas já está de volta, assim como Soteldo, Nathan Fernandes , Geromel e Gustavo Martins. André Henrique, Mayk, Reinaldo e Cheron ainda estão no DM. Bruno Uvini completa a lista, mas este já se transferiu para o Vitória.

  1. 13/01 - Cuiabano - lesão muscular grau 1 na região posterior da coxa esquerda
  2. 26/01 - Jhonata Robert - estiramento grau 1 no ligamento colateral medial do joelho esquerdo
  3. 01/02 - Soteldo - lesão grau 3-C no músculo adutor da coxa direita
  4. 05/02 - Cuiabano - lesão grau 2-B na região posterior da coxa esquerda
  5. 07/02 - Nathan Fernandes - entorse no tornozelo
  6. 12/02 - Jhonata Robert - lesão em "alça de balde" do menisco medial do joelho esquerdo
  7. 29/02 - Marchesín - lesão muscular grau 1 no adutor da coxa esquerda
  8. 05/03 - Reinaldo - estiramento do ligamento cruzado anterior e ruptura parcial do ligamento colateral-lateral do joelho direito
  9. 06/03 - Bruno Uvini - lesão muscular grau 2 no posterior da coxa esquerda
  10. *07/03 - Gustavo Martins - trauma no pé esquerdo
  11. *26/03 - Geromel - lesão muscular grau 1 na coxa direita
  12. 29/03 - André Henrique - lesão multiligamentar no tornozelo direito
  13. *02/04 - Cheron - torção no tornozelo direito
  14. 10/04 - Mayk - lesão grau 2-B no músculo bíceps femoral da coxa esquerda

Fora os atletas citados acima, o Grêmio ainda tem remanescentes do ano passado no departamento médico. Carballo, que voltou a Porto Alegre nesta sexta-feira para finalizar o tratamento da cirurgia no púbis, e Mila, que teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito em outubro de 2023.

O problema mais latente do momento é na lateral esquerda. As duas primeiras opções para a posição, Mayk e Reinaldo, estão no departamento médico e sem prazo para retorno. Sobrou jogadores oriundos da base. Cuiabano, que recém voltou de lesão muscular, Zé Guilherme e Wesley Costa.

Os riscos de lesões tem sido motivo de preservações do Renato nos jogos da Libertadores, competição que a equipe arrancou com duas derrotas. Na estreia optou por time totalmente reserva e contra o Huachipato iniciou sem cinco titulares.

O Grêmio estreia no Campeonato Brasileiro no próximo domingo, contra o Vasco da Gama, no São Januário, a partir das 16h. A delegação treina na manhã deste sábado e depois viaja para o Rio de Janeiro.

G1