Esporte | Internacional

Segunda-feira, 08 de Abril de 2024

Base do Inter adota projeto integrado entre departamentos do clube para potencializar promessas

Batizado de "Visão 360", programa prevê acompanhamento multidisciplinar de diferentes áreas que fazem parte da formação e avaliações a cada trimestre

O Inter promoveu mudanças no trabalho das categorias de base recentemente. Após a saída de Gustavo Grossi e a chegada de Jorge Andrade, que assumiu o cargo de diretor de futebol de formação e transição, o clube implementou um projeto multidisciplinar para potencializar a formação de jogadores e para que eles cheguem melhor preparados ao time profissional.

Batizado internamente de "Visão 360", o plano consiste em lapidar os jogadores em três áreas: técnica (com abordagem tática também), performance (médica, física, fisiológica e fisioterápica) e comportamental (psicológica, pedagógica e de assistência social).

Funciona mais ou menos assim: cada área realiza avaliação dos jogadores e apresenta um plano de trabalho para que o garoto se desenvolva. Além de observar o rendimento em campo, o jovem passa por avaliações sistemáticas em itens como comportamento e condição física, entre outros, para que nenhum aspecto extracampo interfira no trabalho.

A cada três meses, o jovem volta a se reunir com os profissionais de cada área para avaliar se atingiu os objetivos e, caso contrário, os motivos que interferiram no processo.

O objetivo de tudo é fazer com que o jogador se sinta mais inserido no processo de formação e chegue melhor preparado ao grupo profissional, que já trabalha com metodologias parecidas. Assim, teria melhores condições de desempenhar bem em um ambiente diferente, mais competitivo e com muito mais exigências.

A direção da base reconhece que sua principal missão é entregar mais opções ao grupo principal e entende que este projeto pavimentará o caminho. Atualmente, Coudet conta com nomes como Anthoni, Diego, Matheus Dias, Gustavo Prado, Lucca e Ricardo Mathias como os jovens formados nas categorias de base.

Diego e Ricardo Mathias aguardam a primeira oportunidade no "time de cima", enquanto Matheus Dias não estreou ainda em 2024. Anthoni iniciou a temporada como titular, enquanto Rochet se recuperava de lesão na costela. Gustavo Prado e Lucca participaram do empate em 0 a 0 com o Belgrano, na semana passada, pela Sul-Americana.

O site do clube lista 30 jogadores no grupo principal, incluindo Gabriel e Carlos de Pena, que estão afastados, mas não conta com Diego e Ricardo Mathias. Com a dupla, o atual percentual de jovens formados no clube no elenco é de 18,75%. Ainda durante o primeiro mandato, o presidente Alessandro Barcellos estipulou como meta ter 40% de garotos oriundos do Celeiro de Ases no elenco.

G1