Notícias da Região | Erro fatal

Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026

Caminhonete roubada no RS e recuperada no PR leva a operação fatal: agricultor é morto dentro de casa e 18 PMs são afastados

Caso tem ligação com caminhonete recuperada na cidade de Guaíra - PR

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul afastou 18 policiais militares envolvidos na operação que terminou com a morte do agricultor Marcos Nörnberg, de 48 anos, baleado dentro da própria residência, na zona rural de Pelotas, na madrugada de quinta-feira (15). O caso é investigado pela Corregedoria da BM e também pela Polícia Civil, que instauraram inquéritos paralelos para apurar as circunstâncias da ação.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Segundo a Brigada Militar, a operação foi desencadeada a partir de informações repassadas pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), após a prisão de dois homens suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em roubos. Os detidos teriam indicado a propriedade de Nörnberg como suposto local de armazenamento de armas e veículos roubados. No entanto, após a ação, nenhum material ilícito foi encontrado no local, além da arma utilizada pela vítima.

De acordo com a versão apresentada pela BM, os policiais teriam se deparado com o agricultor armado e alegam que ele teria efetuado disparos contra a guarnição, que reagiu. Familiares contestam essa narrativa e afirmam que o casal dormia quando a casa foi cercada. Acreditando se tratar de um assalto, Marcos teria tentado se defender ao ouvir gritos e tiros durante a invasão da residência.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio Feoli, classificou o episódio como um “grande equívoco” e reconheceu a gravidade do ocorrido. “Não pode ser chamado de outra forma. Houve um grande erro. Isso não é julgamento preliminar, é uma constatação”, afirmou durante evento oficial de divulgação dos dados de criminalidade de 2025.

As armas utilizadas na ação foram apreendidas e um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar a conduta dos agentes. Paralelamente, a Polícia Civil abriu investigação própria. O delegado César Nogueira, responsável pelo caso, afirmou que a corporação não tinha conhecimento prévio da operação e classificou como “incomum” o número de policiais e viaturas mobilizados. Testemunhas, incluindo a viúva e familiares da vítima, começaram a ser ouvidas a partir desta segunda-feira (19).

Marcos Nörnberg era produtor rural, cultivava morango e milho doce e comercializava os produtos em feiras da região. Ele havia assumido a responsabilidade pela produção familiar após o pai perder um braço em decorrência de um câncer. O agricultor foi sepultado na manhã de sexta-feira (16), no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, em Pelotas. Em razão dos ferimentos, o velório ocorreu com caixão fechado.

A viúva, Raquel Nörnberg, relatou momentos de terror durante a abordagem. Segundo ela, a forma agressiva da ação e o linguajar utilizado pelos policiais a fizeram acreditar que se tratava de criminosos. “Jamais imaginamos que fosse polícia. Foi uma brutalidade. Só percebi depois, ao ver os uniformes, mas mesmo assim duvidei”, afirmou.

O governador Eduardo Leite se manifestou sobre o caso e pediu rigor na apuração. “O Rio Grande do Sul tem uma polícia bem preparada, mas não é imune a erros. O fundamental é que haja investigação firme e transparente”, declarou.

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios de Pelotas e segue sob acompanhamento das autoridades estaduais.

Correio do Lago com informações de CNN

Veja também: Veículos roubados no Rio Grande do Sul são interceptados pela polícia em Guaíra

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram