Notícias da Região | Bandeira vermelha

Sábado, 28 de Junho de 2025

Cataratas cheias, conta de luz cara: entenda a aparente contradição do sistema elétrico brasileiro

Apesar do aumento significativo na vazão das Cataratas do Iguaçu – que chegou a 2,2 milhões de litros por segundo, 30% acima da média –, a ANEEL manteve a bandeira tarifária vermelha em julho. A explicação está na complexidade do sistema elétrico nacional:

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

As chuvas na bacia do Iguaçu beneficiam uma região específica, mas não repõem reservatórios críticos em outras partes do país, como Nordeste e Sudeste, onde hidrelétricas estratégicas ainda operam com níveis baixos.

Enquanto os reservatórios não se recuperam totalmente, o sistema ainda depende de fontes mais caras, como termelétricas, o que justifica a tarifa extra.

A ANEEL tende a agir com cautela, evitando mudanças bruscas antes de confirmar uma tendência sustentável de recuperação hídrica.

Portanto, a  alta vazão nas Cataratas é um sinal positivo, mas insuficiente para alterar a bandeira vermelha neste momento. Se as chuvas se expandirem para outras regiões e os reservatórios melhorarem, a tendência é que a tarifa seja reduzida nos próximos meses. Enquanto isso, a recomendação continua sendo o uso consciente de energia.

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) define mensalmente o patamar da bandeira tarifária. Para confirmar  você pode:
Acessar o site oficial da ANEEL.  CLIQUE AQUI E ACESSE O SITE DA ANEEL

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram

Leia mais sobre esse assunto:

>> Vazão nas Cataratas do Iguaçu está com mais de um terço acima do normal
>> Contas de luz permanecem com bandeira tarifária vermelha em julho