Esporte | 48 horas

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025

Chamado às pressas e gols salvadores: como foram as últimas 48 horas de Kadir, herói de vitória do Botafogo

O nome de Kadir não é uma novidade no time profissional do Botafogo, mas o jovem de 18 anos nunca teve tanto destaque quanto na noite desta terça-feira, com dois gols marcados na vitória sobre o Sport pelo Brasileirão. O curioso é que a possibilidade de o panamenho ser relacionado só surgiu na véspera do triunfo por 3 a 2 no estádio Nilton Santos.

Na reta final da Data Fifa, o Botafogo sofreu duas baixas no time titular: Santi Rodríguez e Joaquín Correa, que vinham compondo um esquema com três meias ao lado de Savarino. Conforme divulgado pelo clube, os dois sofreram com dores musculares durante treino no Espaço Lonier.

Precisando compor o grupo para a última atividade antes do jogo contra o Sport, o técnico Davide Ancelotti pediu a participação de Kadir entre os profissionais nesta segunda-feira - aos 18 anos de idade, o panamenho é um dos destaques do time sub-20 do Botafogo.

A observação à categoria é mais fácil no cotidiano devido à integração com o sub-20, que também treina no CT do Botafogo. Mas houve ainda um fator pessoal que permitiu que o pedido de Davide fosse atendido com maior agilidade.

Recentemente, Kadir se mudou para um condomínio no Engenho de Dentro, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. O panamenho sequer precisa pegar um carro para chegar ao estádio Nilton Santos, podendo percorrer uma curta - e rápida - distância a pé até o local, que costuma receber o último treino antes de quaisquer jogos.

A escolha foi proposital: Kadir queria ficar mais perto das instalações do Botafogo, já projetando uma maior facilidade para ir a treinos do time "de cima". O comprometimento foi recompensado com a chance de entrar em campo, ainda no primeiro tempo contra o Sport, na vaga de Chris Ramos.

Quando acionado em condições de marcar, Kadir correspondeu: primeiro, aproveitou cavada de Danilo para deixar tudo igual; na comemoração, ele chorou copiosamente e abraçou Davide Ancelotti. Depois, nos acréscimos, o panamenho dominou após novo passe do volante e finalizou no ângulo de Gabriel.

— Sobre os jogadores da base, temos alguns que treinam com o time profissional e que têm nível para terem a oportunidade que o Kadir teve hoje. O Kadir aproveitou a oportunidade, todos estão muito contentes com ele e por compartilhar esse momento com ele, porque é um dia que ele não vai esquecer na sua vida. É bonito compartilhar com ele esses momentos — afirmou Davide em entrevista coletiva.

O Botafogo dormiu no G-5 do Brasileirão com 55 pontos e aguarda a conclusão da 34ª rodada. O clube volta a campo no sábado, às 19h30 (de Brasília), para enfrentar o Grêmio, também no Nilton Santos.