Brasil | Operação Verão

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024

Chega a 30 o número de mortos em confrontos com a polícia no litoral de SP

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo também informou a prisão de 706 pessoas, além da apreensão de 509 quilos de drogas e 81 armas ilegais, incluindo fuzis de uso restrito

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou, nesta terça-feira (20), que subiu para 30 o número de mortos em confronto com a polícia durante a Operação Verão, realizada pela Polícia Militar na Baixada Santista, litoral do estado.

Na segunda-feira (19), um homem morreu em confronto com a polícia no Morro São Bento, na cidade de Santos. Policiais realizavam patrulhamento na região quando viram o suspeito com uma mochila. Durante a tentativa de abordagem, o homem sacou uma arma e entrou em luta corporal com os policiais, que reagiram e o acertaram com um disparo.

O homem foi socorrido ao pronto socorro, mas não resistiu. Segundo a SSP, o suspeito era foragido da justiça desde janeiro de 2022 pelo crime de tráfico de drogas, com ele foram encontradas drogas, celulares e uma balança de precisão. A arma utilizada pelo homem foi roubada de um policial militar.

Outro homem também morreu após entrar em confronto com policiais na tarde desta terça-feira (20). Segundo a secretaria, o caso aconteceu na Rua Cananéia, bairro do Saboó, em Santos. O homem fugiu de uma tentativa de abordagem e se escondeu em uma casa. De acordo com a polícia, o homem atirou contra os agentes, que revidaram. O rapaz foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos, mas não resistiu e morreu.

A secretaria informou que as armas utilizadas pelos policiais militares na ação foram apreendidas. Com o suspeito foi apreendida uma pistola calibre .380 com numeração raspada, além de 490 porções de maconha, 616 porções de crack, 205 porções de cocaína, um rádio transmissor e um celular.

O caso foi registrado no 5º Distrito Policial de Santos como morte decorrente de intervenção policial, localização/apreensão de objeto, drogas sem autorização ou em desacordo e tentativa de homicídio.

Desde o início da Operação Verão na Baixada Santista, segundo a secretaria, a polícia já prendeu 706 criminosos, incluindo 261 procurados pela Justiça. Também foram apreendidos 509 quilos de drogas, 81 armas ilegais, incluindo fuzis de uso restrito.

Entre os 30 mortos em confrontos com a polícia também está o Rodrigo Pires dos Santos, conhecido como Danone, apontado como líder de uma facção criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, tribunal do crime e atentado contra agentes públicos.

CNN