Notícias da Região | Missal
Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026
Comitê de Combate ao Aedes aegypti de Missal se reúne para elaboração de estratégias
A dengue tem se tornado uma preocupação constante dos municípios do Oeste do Paraná por conta dos altos índices de infestação, bem como, o número de casos confirmados. No último ano Missal contou com um número considerado baixo, principalmente em relação a anos anteriores, no entanto, a preocupação continua.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Na última quinta-feira, 05 de fevereiro, ocorreu a primeira reunião ordinária do Comitê Municipal de Combate ao Mosquito Aedes aegypti para o ano de 2026. As discussões ocorreram na sala ade reuniões da Vigilância em Saúde, com a participação dos membros nomeados via decreto (nº 6330 de 24 de fevereiro de 2025), representando os diversos setores da administração pública e entidades parceiras.
Na ocasião foram apresentados dados em relação a dengue para o início deste ano, com os números de casos confirmados, notificações, e ainda informações sobre levantamento entomológico com Ovitrampas, aproveitando para efetuar comparativos com os dados epidemiológicos dos anos de 2024 e 2025.
O 1º levantamento de 2026 aponta que foram instaladas 110 armadilhas, que registraram um total de 7828 ovos de Aedes aegypti. O Índice de Positividade Geral (IPO) foi de 82%, indicando circulação ativa do vetor. O Bairro Santa Fé foi o que registrou 100% de positividade. São dados considerados preocupantes, visto que a circulação dos mosquitos está em alta.
A partir dos índices apresentados o Comitê iniciou a formulação de estratégias e ações com as entidades visando a prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya. O alerta ao combate à dengue deve ser mantido durante todo o ano. A população deve eliminar todos os possíveis focos do mosquito.
Em 2026 Missal registrou um caso suspeito de Zika ou Chikungunya. Aqueles que viajaram para regiões de grande ocorrência da dengue devem ficar atentos aos sintomas. Em caso de febre alta, erupções na pele, dores musculares e articulares procure atendimento médico.
É de suma importância que se alguém apresentar os sintomas de dengue, use repelente, para que novos mosquitos não fiquem contaminados com o vírus, evitando a continuidade da transmissão para o restante da população. Separe apenas 10 minutos por semana para eliminar recipientes que possam acumular água em sua casa, quintal ou trabalho.








