Internacionais | Quem é Aldo El Lobo Dupie
Terça-feira, 20 de Janeiro de 2026
Criminoso condenado a 2.000 anos de prisão e pivô de motim que paralisa a Guatemala
Detento é líder da Barrio 18, gangue declarada grupo terrorista. Ele também é casado com sobrinha de ex-candidata à Presidência do país da América Central.
Uma onda de violência assola a Guatemala desde o fim de semana. Após um motim simultâneo em presídios, integrantes da gangue Barrio 18, considerada um grupo terrorista pelo governo, fizeram ataques em escala a policiais por todo o país.
Nove agentes morreram no país desde então. O governo decidiu cancelar as aulas e colocar o Exército nas ruas.
O motim tinha como objetivo assegurar privilégios na prisão para líderes do grupo criminoso, sobretudo para o chefe da facção, Aldo "El Lobo" Dupie condenado a sentenças que, juntas, somam mais de 2.000 anos de prisão (leia mais abaixo).
A escalada foi uma reação dos bandidos após forças de segurança do país recuperarem neste domingo o controle do presídio de Renovación 1, no sul do país, uma das prisões que haviam sido tomadas pelos detentos no sábado (17).
Saiba quem é Dupie, o pivô da crise de segurança que assola o país da América Central.
'El Lobo'
Aldo Dupie Ochoa Mejía, conhecido como "El Lobo", teria 42 anos, segundo as autoridades da Guatemala. Ele é considerado o líder da gangue Barrio 18, autor e mandante de diversos assassinatos, entre outros crimes.
Dupie nasceu na cidade de Jalapa e cresceu em El Limón, na periferia da Cidade da Guatemala, a capital do país.
G1








