Esporte | Flamengo

Quinta-feira, 01 de Janeiro de 2026

Entenda por que o Flamengo escolheu Kaio Jorge na busca por um centroavante diferente de Pedro

Clube tem o jogador do Cruzeiro como principal alvo para 2025 e quer diversificar o ataque a pedido de Filipe Luís

O Flamengo está ativo no mercado e tem como principal alvo o atacante Kaio Jorge, artilheiro do Campeonato Brasileiro e destaque do Cruzeiro. A oferta que pode tornar o jogador o mais caro da história do clube passa por um principal ponto: um pedido do técnico Filipe Luís por alguém com características diferentes das de Pedro.

O desejo do treinador não é novo. Nas duas janelas de 2025, Filipe já havia pedido à diretoria um outro centroavante mais móvel, com um estilo diferente do atual camisa 9. A primeira aposta foi em Juninho, que não deu certo. No meio da temporada, o técnico tentou novamente procurar alternativas no mercado, mas sem sucesso.

A necessidade surgiu a partir da saída de Gabigol, de quem Filipe Luís era entusiasta, mas viu o fim de ciclo se encaminhar. O treinador entende que precisa ter no elenco um centroavante que possa não só dar outro estilo ao time, mas também jogar junto a Pedro em alguns momentos.

A ideia do Flamengo agora é contratar alguém mais pronto. Por isso a busca por Kaio Jorge, completamente adaptado ao futebol brasileiro e em grande fase. Taty Castellanos também se encaixa nessa proposta, mas não há oferta do clube rubro-negro na mesa até o momento. O interesse é antigo.

E o Pedro?

A busca por um centroavante não significa uma saída de Pedro. O Flamengo tem como principal objetivo a manutenção do elenco para 2026, inclusive do camisa 9.

Ao longo do ano, o atacante foi tratado como negociável por um dirigente e, posteriormente, cobrado publicamente por Filipe Luís. Ele retomou o protagonismo na reta final da temporada, mesmo com as lesões sofridas.

Em julho, o nome de Pedro foi destaque no noticiário depois que um integrante do departamento de futebol disse que aceitaria vender o atacante por 15 milhões de euros (R$ 95 milhões). O atacante se sentiu incomodado com a situação e, o ge apurou que, na ocasião, o presidente Bap não considerava negociá-lo.

Pouco tempo depois, o atacante foi cobrado publicamente por Filipe Luís por causa do desempenho nos treinamentos. Na época, o treinador fez duras críticas ao definir o comportamento do camisa 9: “lamentável e beirou o ridículo”. Pedro ficou fora da relação de dois jogos. A cobrança surtiu efeito.

O bom desempenho despertou o interesse do Al-Rayyan. O diretor José Boto chegou a conversar com um dirigente do clube do Catar, que sinalizou o interesse em pagar 18 milhões de dólares (R$ 98 milhões) pelo atacante. Com a negativa do Flamengo, o Al-Rayyan não chegou a enviar uma proposta oficial. Internamente, o Rubro-Negro sabe que o jogador tem mercado fora do país e se sente seguro com o contrato longo. O camisa 9 tem vínculo até o fim de 2027 e deve entrar em conversas nos próximos meses para renovar.

GE