Notícias da Região | Repasse de milhões

Sexta-feira, 26 de Junho de 2026

Estado libera R$ 202,1 milhões para consultas, exames e serviços de saúde em todos os municípios paranaenses

O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (25) o repasse de R$ 202,1 milhões para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 399 municípios paranaenses. Os recursos, transferidos em parcela única e de forma automática do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais, têm previsão de depósito já para esta sexta-feira (26).

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

O investimento visa ampliar o acesso da população a consultas, exames especializados e serviços de média complexidade, reduzindo gargalos e acelerando diagnósticos. A distribuição seguiu o critério per capita, fixando o valor de R$ 17 por habitante, com base na estimativa populacional de 2025 do IBGE. Todos os municípios foram contemplados, independentemente de convênios específicos.

Segundo o governo, a verba poderá ser utilizada para a realização de consultas, exames diagnósticos e pagamento de prestadores de serviço do SUS. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orientou que a prioridade seja dada a pacientes que aguardam procedimentos para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. Os valores não podem ser aplicados em despesas administrativas, folha de pagamento ou obras.

Entre os maiores aportes estão cidades como Curitiba (R$ 31,1 milhões), Londrina (R$ 9,9 milhões), Maringá (R$ 7,3 milhões), Ponta Grossa (R$ 6,4 milhões), Cascavel (R$ 6,3 milhões) e Foz do Iguaçu (R$ 5,1 milhões), além de repasses proporcionais a todos os municípios de menor porte do Estado.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram