Notícias da Região | Santa Helena
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Estudantes de Santa Helena têm até sexta-feira para pedir isenção da taxa do Enem 2025
Os estudantes de Santa Helena e de todo o Brasil que desejam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 gratuitamente devem ficar atentos: o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição termina às 23h59 desta sexta-feira (2). O período foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) e o pedido deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante, utilizando o login do portal Gov.br.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
A oportunidade é especialmente importante para os alunos da rede pública de Santa Helena que estão cursando a 3º ano do ensino médio neste ano, assim como para aqueles que concluíram os estudos em escola pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas. Também têm direito à isenção pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cadastradas no CadÚnico, e participantes do programa Pé-de-Meia.
Além disso, os estudantes que foram isentos no Enem 2024, mas não compareceram às provas, precisam justificar a ausência para obter novamente a gratuidade. A justificativa também deve ser enviada pela Página do Participante e deve estar relacionada a situações como acidente, morte na família, maternidade, internação ou atividade escolar nos dias das provas.
O resultado dos pedidos de isenção e das justificativas será divulgado em 12 de maio. Quem tiver a solicitação negada poderá apresentar recurso entre 12 e 16 de maio, com resultado final previsto para 22 de maio.
Mesmo com a isenção aprovada, os estudantes ainda precisarão realizar a inscrição no Enem 2025, em prazo que será divulgado em edital próprio. Já quem tiver o pedido negado definitivamente, deverá pagar a taxa de inscrição para participar da prova — o valor ainda não foi definido, mas foi de R$ 85 em 2024.
Ficar atento ao calendário e garantir o pedido de isenção é o primeiro passo para os jovens santa-helenenses que pretendem ingressar no ensino superior por meio do Enem.
Correio do Lago com informações de Agência Brasil








