Internacionais | Reunião Conjunta

Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024

EUA e China realizarão reunião sobre precursores químicos da droga fentanil

Droga é uma das principais causas de overdoses nos Estados Unidos

A primeira reunião conjunta de um grupo de trabalho dos Estados Unidos e da China sobre precursores químicos de fentanil será realizada na terça-feira  (30) em Pequim, disse uma autoridade sênior dos Estados Unidos neste domingo (28).

“Esta é uma parte fundamental da implementação da nossa cooperação bilateral neste esforço”, disse o representante dos EUA aos repórteres.

O fentanil é uma das principais causas de overdoses de drogas nos Estados Unidos. Os EUA afirmaram que a China é a principal fonte dos precursores químicos sintetizados em fentanil pelos cartéis de drogas no México. A China nega.

O representante acrescentou que os Estados Unidos têm informações de que a China iniciou ações contra empresas no país de precursores químicos na época da cúpula dos presidentes dos EUA, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, em novembro passado.

Os Estados Unidos prosseguirão com ações de aplicação da lei, além do controle aos precursores, e a reunião é um momento crucial para a questão, disse o responsável.

CNN