Notícias da Região | Investigação da FAB
Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026
FAB abre investigação sobre pouso de emergência de helicóptero da PM em Matelândia
Aeronave precisou aterrissar durante operação policial na quinta-feira (05); tripulantes não se feriram
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira, informou na manhã desta sexta-feira (6) que iniciou a apuração sobre o pouso de emergência realizado por um helicóptero da Polícia Militar na cidade de Matelândia, Oeste do Paraná.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), com sede em Canoas (RS), realizaram a Ação Inicial da ocorrência. Eles aplicaram técnicas para coleta de dados, preservação de elementos, verificação dos danos à aeronave e levantamento de informações necessárias à investigação.
O CENIPA destacou que a apuração tem o objetivo de prevenir acidentes aeronáuticos, identificando fatores que possam ter contribuído para a ocorrência. O órgão não atribui culpa ou responsabilidade civil ou criminal. O relatório final será publicado no Painel SIPAER, disponível no site do CENIPA, após a conclusão das análises, cujo prazo depende da complexidade do caso.
O pouso de emergência do helicóptero Falcão 12, modelo R66, da Polícia Militar ocorreu durante uma operação policial mobilizada na tarde de quinta-feira (5) na região de Céu Azul e Matelândia, após uma tentativa de roubo à residência de um policial militar do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON). Ao perceber a ação criminosa, o policial repassou rapidamente o alerta em grupos operacionais, o que permitiu a mobilização imediata das equipes da Polícia Militar.
Com base nas informações, os suspeitos foram localizados e acompanhados em fuga pela BR-277. O acompanhamento terminou em uma estrada rural na entrada de Matelândia, onde houve confronto armado entre policiais e suspeitos. Dois homens morreram no local. Durante as buscas, foram apreendidas aproximadamente três toneladas de material ilícito.
A aeronave precisou realizar o pouso de emergência em área rural. Os dois policiais que estavam a bordo não se feriram e não precisaram de encaminhamento hospitalar, segundo o Tenente-Coronel Müller, do BPMOA (COMAV) da PM do Paraná.
Veja também: Confronto armado após assalto à residência termina com dois mortos e queda de aeronave em Matelândia
CATVE








