Esporte | Blindado
Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2026
Flamengo se blinda contra assédio e tenta feito raro de não perder titular de um ano para o outro
Situação não aconteceu no clube na última década; Arrascaeta, Léo Ortiz, Léo Pereira e Carrascal viraram alvos recentes no mercado
Com muito dinheiro no bolso, depois de bater R$ 2 bilhões de receita em 2025, o Flamengo além de abrir os cofres para contratações vai tentar algo raro nesta temporada: não perder nenhum titular do time no ano anterior. E para isso a diretoria blinda o elenco no mercado.
Dos seis jogadores que já deixaram o clube (Juninho, Matheus Cunha, Pablo, Cleiton, Carlinhos e Viña), todos eram reservas. Dos titulares, o Flamengo diz internamente que não vende ninguém e vai resistindo às investidas. Recentemente, quatro peças do time que foi vice-campeão mundial para o poderoso PSG nos pênaltis têm sido cobiçadas.
Nesta janela, o Flamengo já recebeu consultas por Léo Ortiz, Léo Pereira e Carrascal. O meia colombiano foi procurado pelo Olympique de Marselha, da França, enquanto o quarto zagueiro foi sondado pelo West Ham, da Inglaterra. O "camisa 10 da zaga", por sua vez, chamou a atenção de um clube do Catar.
No meio do ano passado, o Flamengo recusou quase R$ 100 milhões do Leipzig, da Alemanha, por Ortiz. No mesmo período, o clube também rechaçou uma investida do Cruz Azul, do México, por Arrascaeta. Se conseguir segurar todos os seus titulares em 2026, a diretoria vai atingir um feito que não aconteceu no clube na última década. Veja abaixo:
De 2024 para 2025
No início do ano, Gabigol deixou o clube ao não entrar em acordo para renovar seu contrato e se transferiu para o Cruzeiro. Embora o atacante tenha perdido a titularidade no Flamengo desde 2023, ele retomou a condição com Filipe Luís e só saiu do time após dizer em uma entrevista, logo depois do título da Copa do Brasil, que iria sair em dezembro. No meio do ano, mais dois titulares partiram: Wesley, vendido para a Roma, da Itália, e Gerson vendido ao Zenit, da Rússia.
De 2023 para 2024
Matheuzinho foi o titular direito que mais jogou como titular com o Tite no fim de 2023. Mas na virada de ano ele foi vendido ao Corinthians. No fim da primeira janela de 2024, Thiago Maia foi emprestado (e posteriormente comprado) pelo Inter.
De 2022 para 2023
O começo do ano foi difícil para o Flamengo, que perdeu de cara dois titulares: João Gomes, vendido ao Wolverhampton, da Inglaterra, e Rodinei, que não renovou contrato e se transferiu para o Olympiacos, da Grécia.
De 2021 para 2022
Após o seu melhor ano no Flamengo, Michael se despediu no início de 2022 após ser comprado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita. No meio do ano, também partiram Isla, Willian Arão e Andreas Pereira. O lateral-direito foi para a Universidad Católica, do Chile; o volante foi para o Fenerbahçe, da Turquia; e o meia retornou para o Manchester United e logo em seguida foi comprado pelo Fulham, ambos da Inglaterra.
De 2020 para 2021
A temporada atípica de 2021, que só começou em março devido ao atraso no calendário de 2020 em função da pandemia da Covid-19, teve só uma baixa de titular do Flamengo: Gerson saiu no meio do ano ao ser vendido para o Olympique de Marselha.
De 2019 para 2020
Depois do ano mágico de 2019, o Flamengo perdeu um titular da zaga logo no início de 2020: o espanhol Pablo Marí foi comprado pelo Arsenal, da Inglaterra. No meio do ano, foi a vez de Rafinha se despedir para se transferir ao Olympiacos.
De 2018 para 2019
Antes de começar o ano mágico, o Flamengo perdeu Paquetá e Rever. O meia já havia sido comprado pelo Milan, da Itália, e se transferiu ao final da temporada, enquanto o zagueiro não renovou contrato e foi para o Atlético-MG. Na janela de meio de 2019, outros três titulares de 2018 foram embora: Cuéllar (Al-Hilal), Léo Duarte (Milan) e Pará (Santos).
De 2017 para 2018
Ainda no primeiro semestre de 2018, o meia-atacante Éverton trocou o Flamengo pelo São Paulo. Em janeiro, Felipe Vizeu, que havia terminado 2017 como titular, foi vendido para a Udinese, da Itália, mas só se transferiu no meio da temporada.
De 2016 para 2017
O lateral-esquerdo Jorge tinha sido destaque do time em 2016, convocado para a seleção brasileira, e em janeiro de 2017 foi comprado pelo Monaco, da França.
De 2015 para 2016
E há 10 anos, três titulares de 2015 deixaram o Flamengo no meio de 2016: Wallace, César Martins e Canteros. O primeiro zagueiro foi vendido ao Grêmio; o segundo retornou de empréstimo ao Benfica, de Portugal; e o volante argentino foi emprestado para o Vélez Sarsfield, de seu país.
Além manter os principais jogadores, o Flamengo versão 2026 também conseguiu segurar o técnico Filipe Luís, que terminou dezembro livre e cobiçado no mercado após o ano de mais títulos da história do clube. Depois de uma longa negociação, a diretoria rubro-negra renovou o contrato do treinador e evitou repetir o cenário de 2020, quando perdeu Jorge Jesus para o Benfica depois do ano mágico de 2019.
G1








