Esporte | Grêmio

Segunda-feira, 22 de Abril de 2024

Grêmio cumpre missão no Brasileiro e vai com moral elevado para decisão na Libertadores

Tricolor superou o Cuiabá por 1 a 0, ganhou a segunda partida seguida pelo Brasileirão e agora concentra forças para o confronto diante do Estudiantes

A atuação do Grêmio não foi de luxo, mas segura. A vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá serviu para entrar no G-4 (ainda que de forma provisória), mas, principalmente, para alcançar os seis pontos nos dois duelos em casa pelo Brasileirão e recuperar a confiança, abalada pelas duas derrotas na Libertadores. É com a energia em alta que o time une forças para o duelo com o Estudiantes em La Plata na terça-feira.

Renato Portaluppi, que não tinha Pepê e Diego Costa no departamento médico, optou em preservar Geromel e Kannemann. O desempenho na Arena até teve momentos de instabilidade, com defesas de Marchesín. Mas, aos poucos, a qualidade gaúcha apareceu diante de um rival competitivo.

O sistema defensivo, sempre motivo de preocupação, passou zerado novamente. Gustavo Martins iniciou nas vitórias contra Athletico e Cuiabá e entra na briga por titularidade. De acordo com Renato, aproximar os setores e evitar os espaços ao rival foram os pontos-chave para corrigir a marcação.

Villasanti comandou as ações no meio-campo. Gustavo Nunes e Soteldo infernizaram a defesa adversária com os dribles e arrancadas pelas pontas. O contestado JP Galvão mostrou um desempenho melhor, só não fez um golaço pela defesa de Walter e deixou o campo sob aplausos.

Cristaldo, claro, também merece elogios. O camisa 10 voltou a fazer a diferença. Ao levantar uma bola na área, teve estrela. O cruzamento passou por todo mundo e morreu no fundo das redes. Foi o oitavo gol do argentino na temporada, artilheiro gremista em 2024.

Era o necessário. O resultado leva o Tricolor para as posições de destaque na tabela. Com seis pontos, ocupa, no momento, a terceira colocação.

A preocupação ficou apenas por Zé Guilherme. Escolhido por Renato para iniciar a partida na lateral esquerda, o garoto de 19 anos sofreu uma pancada na cabeça e precisou sair aos oito minutos do segundo tempo. Fábio o substituiu e se credencia a ser o titular na Argentina, já que Cuiabano foi vendido ao Botafogo.

Renato conseguiu o fundamental nos últimos dias: duas vitórias que trazem confiança e moral ao grupo de jogadores. Neste domingo, o treinador começará a definir o time para a "Batalha de La Plata".

A força apresentada contra Athletico e Cuiabá será o combustível para uma boa atuação na terça-feira. O Grêmio precisa vencer o Estudiantes para embolar o Grupo C e iniciar a escalada por uma das duas vagas às oitavas de final. Um empate mantém a situação delicada e uma derrota praticamente sepulta as chances de classificação.

O grupo gremista volta aos treinos neste domingo. O duelo na Argentina está marcado para terça-feira, às 19h, no Jorge Luis Hirschi. No outro jogo do grupo, na quarta-feira, o líder Huachipato recebe o The Strongest.

G1