Notícias da Região | Corredor sustentável
Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2025
Guto Silva participa da inauguração de novo posto do Corredor Sustentável do Paraná em Campina Grande do Sul
Operação teve início há dois anos, quando Guto Silva comandava a pasta de Planejamento; Paraná já conta com 34 postos de GNV, referência nacional em transporte limpo.
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (04) da inauguração do GNV – Novo Posto no Corredor Sustentável do Paraná, no Posto Pelanda Caraguatá, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A iniciativa integra a ampliação da infraestrutura destinada ao transporte pesado com combustíveis de menor impacto ambiental e dá continuidade ao projeto estruturado há dois anos, ainda sob sua gestão na Secretaria de Planejamento.
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Durante o evento, Guto Silva destacou a importância logística e ambiental da expansão da rota. “Esse é um passo importante para reduzir as emissões no transporte pesado. Primeiro com o gás natural e, futuramente, com o biometano, ampliamos alternativas mais limpas para a logística que liga o Paraná ao principal eixo produtivo do país”, afirmou.
Guto Silva reforçou que o Estado já se preparou para uma malha de abastecimento integrada. Para o próximo ano já há ações para desenvolvimento de mais postos GNV/biometano nos municípios de Maringá, Cambé e São José dos Pinhais. “O Paraná está pronto de ponta a ponta, de gás a gás. É gás natural, biometano, de Londrina, Maringá, Porto de Paranaguá, no sentido de São Paulo. São os corredores sustentáveis que colocam o Paraná na vanguarda do abastecimento de gás natural, que descarboniza a cadeia, que é mais sustentável e dá mais competitividade para o Estado continuar crescendo forte”, disse.
Posição estratégica
Localizado na BR-116 (Regis Bittencourt), antes do contorno de Curitiba, o posto é um marco, pois viabiliza, pela primeira vez no trecho paranaense, o abastecimento de caminhões movidos a GNV ou biometano vindos diretamente do interior paulista ou da capital. A posição estratégica permite que veículos oriundos de municípios como Registro e Campinas completem a viagem até Curitiba com abastecimento adequado, reduzindo em cerca de 50 quilômetros o deslocamento que antes obrigava os motoristas a seguirem até pontos mais ao sul da Região Metropolitana. Uma viagem de quase 400 km passa a ser feita com cerca de 350 km, otimizando tempo, custo e logística.
A estrutura inaugurada se soma ao avanço da rede de corredores sustentáveis, que consolida o Paraná como referência nacional em transporte limpo. Atualmente, o Estado conta com 34 postos de GNV, sendo 13 preparados para abastecer caminhões, e está estruturando rotas específicas de longa distância com capacidade para operar tanto com gás natural quanto com biometano. Essas rotas incluem o eixo Norte Central – que conecta Londrina, Maringá e Porto de Paranaguá –, passando pelos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.
Alta capacidade
Entre os postos que integram esse sistema está o de Ponta Grossa, inaugurado há três meses, que se destaca por ser o maior do Brasil em capacidade de abastecimento de veículos pesados em alta pressão. A unidade pode atender seis caminhões simultaneamente graças a uma infraestrutura específica, projetada para suportar operação de grande escala. Esse posto recebe biometano do aterro sanitário de Ponta Grossa, e o fornecimento dessa energia renovável será ampliado a partir do primeiro trimestre de 2026.
Valdelino Pontes/Secid/Pr








