Notícias da Região | Olho Vivo Paraná

Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025

Guto Silva participa do lançamento da segunda etapa do programa Olho Vivo Paraná

Governo do Estado amplia videomonitoramento com investimento de R$ 400 milhões e integração de tecnologias de inteligência artificial

Crédito/Foto: Alex Adam/Secid-Pr

Guto Silva participou nesta quarta-feira (10), no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do lançamento da segunda etapa do programa Olho Vivo Paraná.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Com investimento de R$ 400 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, a iniciativa será ampliada com a integração de tecnologias de inteligência artificial ao sistema estadual de videomonitoramento, em parceria com os municípios, mediante adesão das prefeituras. A tecnologia permitirá reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, facilitando a identificação de suspeitos e a recuperação de carros roubados

Segundo o secretário, esta é a maior iniciativa do País com uso de câmeras inteligentes. Ele explicou que o modelo adotado pelo Paraná traz uma abordagem tecnológica inédita. “Diferente das chamadas ‘muralhas digitais’, esse sistema é dinâmico: com inteligência artificial, ele rastreia pessoas e objetos, permitindo identificar trajetos de suspeitos e agilizar a ação da polícia”, afirmou.

Guto Silva também reforçou o impacto das ferramentas para o fortalecimento das forças de segurança. “É uma revolução que vai acontecer na segurança pública do Paraná. Se o crime é organizado, nós vamos dar mais condições para que nossas forças policiais e prefeituras possam blindar e cuidar das pessoas de bem do nosso Estado. Não vai ter moleza aqui. O crime não vai se esconder no Paraná”, declarou.

Plano de expansão

Até o início de 2026, serão instaladas 1.500 novas câmeras inteligentes em regiões estratégicas do Estado. O plano prevê ainda a ampliação para 26.500 câmeras nos próximos anos e a criação de centrais de monitoramento inteligente em diversas regiões do Paraná.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram

Crédito/Foto: Alex Adam/Secid-Pr Crédito/Foto: Alex Adam/Secid-Pr
Crédito/Foto: Alex Adam/Secid-Pr