Notícias da Região | Drone irregular

Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026

Homem é preso após interferência de drone em resgate aeromédico no Paraná

Operador do drone informou não possuir autorização para o voo e nem registro junto aos órgãos competentes

A Polícia Militar do Paraná prendeu, na noite deste domingo (15), um homem por atentado contra a segurança do transporte aéreo após a operação irregular de um drone impedir a decolagem do helicóptero Arcanjo 01, acionado para o transporte aeromédico de uma criança vítima de afogamento. A ocorrência foi registrada no Balneário Coroados, em Guaratuba, no Litoral do Estado, durante um atendimento de emergência realizado pelo Corpo de Bombeiros.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

O helicóptero pousou na faixa de areia após o isolamento da área pelas equipes, quando o drone passou a sobrevoar o local em distância extremamente próxima da aeronave. Mesmo após sinais e orientações para afastamento, o equipamento retornou ao espaço aéreo no momento em que o helicóptero iniciou os procedimentos de decolagem, com a hélice em funcionamento, impedindo o voo e colocando em risco a segurança da operação de resgate.

Diante da situação, as equipes localizaram e abordaram o operador do drone, que informou não possuir autorização para o voo nem registro junto aos órgãos competentes. O homem foi detido pelo crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo, e o equipamento, um drone da marca DJI, foi apreendido.

A PMPR alerta que o uso irregular de drones em áreas onde há operação de aeronaves de resgate é proibido e representa grave risco à segurança pública. A prática pode comprometer atendimentos de salvamento e colocar vidas em perigo, especialmente quando o equipamento é operado sem autorização, sem plano de voo ou em desacordo com os procedimentos de segurança exigidos para esse tipo de operação.

CATVE

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram