Brasil | Ciclone no Sul

Sábado, 13 de Dezembro de 2025

Imagem de satélite da NASA mostra tamanho do ciclone que atingiu Brasil

Em Palhoça, Santa Catarina, três pessoas morreram em decorrência do temporal que atingiu o estado. Nas últimas 24 horas, a região esteve sob alerta laranja, classificado...

O satélite meteorológico GOES-19, operado pela Nasa e pela NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos), capturou imagens que evidenciam a extensão do ciclone que atingiu o Sul do Brasil nos últimos dias. O fenômeno foi responsável por chuvas intensas e fortes rajadas de vento em várias regiões do país, provocando estragos significativos.

Em Palhoça, Santa Catarina, três pessoas morreram em decorrência do temporal que atingiu o estado. Nas últimas 24 horas, a região esteve sob alerta laranja, classificado como de “perigo”, devido à previsão de vendavais que poderiam alcançar até 100 km/h.

Na zona oeste de São Paulo, os ventos chegaram a 98,1 km/h. Já na Grande São Paulo, cerca de 1,5 milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica na manhã de quinta-feira (11), ainda como consequência das rajadas de vento de até 100 km/h registradas no dia anterior.

A imagem obtida pelo GOES-19 nesta quinta-feira (11) revela um grande espiral de nuvens sobre a costa sul do país, ilustrando a dimensão do fenômeno que provocou danos em diversas cidades.

CGN com informações de CNN