Internacionais | Alvos de interceptações

Terça-feira, 23 de Dezembro de 2025

INFOGRÁFICO mostra quais foram os navios petroleiros alvo de interceptações pelos EUA perto da Venezuela

Ao menos três navios petroleiros de grande porte teriam sido alvo de tentativas de interceptação após o anúncio de um bloqueio naval feito pelos Estados Unidos contra a Venezuela no início deste mês de dezembro.

A medida foi apresentada pelo governo do presidente Donald Trump como parte da estratégia para ampliar a pressão econômica e política sobre o regime de Nicolás Maduro.

Todos os navios interceptados são petroleiros usados no transporte de petróleo cru, com capacidade superior a 300 mil toneladas, segundo dados de rastreamento marítimo e informações oficiais do governo dos EUA apuradas pelo g1.

Ao todo, as interceptações foram informadas entre os dias 10 e 21 de dezembro e envolveram embarcações registradas sob bandeiras da Guiana e do Panamá (VEJA O 
Contexto: No setor marítimo, a bandeira indica o país de registro do navio, o que não significa, necessariamente, o local de origem da carga ou da empresa responsável. A autoridade marítima da Guiana, contudo, afirmou que uma das embarcações usava a bandeira do país de forma irregular e não estava registrada oficialmente.

Já a Casa Branca declarou que outra embarcação operava com bandeira falsificada como parte da chamada “frota fantasma” venezuelana.

G1