Internacionais | Reafirmando compromisso
Domingo, 28 de Junho de 2026
Japão e Coreia do Sul reafirmam compromisso com a desnuclearização da Península Coreana
Representantes de alto nível do Japão e da Coreia do Sul reiteraram, neste domingo (28), a importância estratégica da desnuclearização completa da Península Coreana. Em reunião bilateral, os dois países reforçaram a necessidade de cooperação regional para conter os avanços nos programas de mísseis da Coreia do Norte, que têm sido alvo de constantes monitoramentos por parte das forças de inteligência locais.
O diálogo focou na atualização das diretrizes de segurança conjuntas, visando fortalecer as parcerias militares sem, contudo, fechar as portas para eventuais negociações diplomáticas com o regime norte-coreano. A preocupação de Tóquio e Seul é evitar qualquer ação que possa provocar uma corrida armamentista ou uma escalada de tensões que coloque em risco a estabilidade de toda a região do Pacífico.
Analistas ressaltam que o fortalecimento da aliança entre os dois países é um reflexo das ameaças percebidas diante das frequentes movimentações militares observadas nos últimos meses. Além disso, a pauta da desnuclearização ganha prioridade diante do cenário geopolítico conturbado, forçando as nações vizinhas a buscarem um consenso sobre os limites da tolerância com as demonstrações de força do Norte.
As próximas etapas dessa colaboração incluirão exercícios conjuntos de vigilância e maior intercâmbio de dados de inteligência sobre os lançamentos de teste realizados pelo governo de Pyongyang. O objetivo final, segundo nota oficial conjunta, permanece a garantia de uma paz duradoura e a eliminação definitiva de arsenais atômicos na península como condição essencial para a segurança de toda a Ásia.
Fonte: UOL








