Notícias da Região | Utilidade pública

Quarta-feira, 01 de Maio de 2024

Médico do Corpo de Bombeiros reforça orientações em casos de engasgo com alimentos

Sobre o atendimento ao idoso de 77 anos de idade, o médico informou que o homem se afogou um pedaço grande de carne

O médico Clederson Bitencourt do Corpo de Bombeiros comenta sobre o atendimento à uma vítima que entrou em parada cardiorrespiratória após se afogar com um pedaço de carne. Além disso, ele reforçou algumas orientações importantes sobre como os familiares devem agir ao se depararem com casos semelhantes.

Sobre o atendimento ao idoso de 77 anos de idade, o médico informou que o homem se afogou um pedaço grande de carne, que media cerca de 5 a 6 centímetros. Quando os socorristas chegaram no endereço, o alimento foi rapidamente removido e na sequência, a equipe já iniciou os procedimentos para reverter a parada cardiorrespiratória.

Bitencourt destacou que os alimentos devem ser oferecidos em pedaços menores, para evitar que as pessoas, principalmente crianças e idosos, se engasguem, e ressaltou a importância de que a comida seja mastigada sem pressa.

Porém, se mesmo assim, a vítima tiver as vias aéreas obstruídas, a primeira medida é tentar realizar a desobstrução, podendo ser utilizada a Manobra de Heimlich, que consiste em compressões abdominais para liberar vias aéreas superiores.

Caso, durante o engasgo, a vítima venha a perder a consciência, o socorro especializado deve ser acionado, sendo importante que o familiar que está solicitando a ajuda, mantenha a calma para explicar da melhor forma a situação, a fim de que o recurso correto seja mobilizado para atendimento à vítima.

Via: CGN
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp