Notícias da Região | Proibição
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Metbala, a gummy de tadalafila, é proibida pela Anvisa
Empresa responsável não tem autorização para fabricar medicamentos

Metbala cancelado! A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a proibição da fabricação, comercialização, distribuição, manipulação, propaganda e uso de todos os lotes do produto Metbala, da empresa FB Manipulação Ltda. Decisão foi publicada pelo Diário Oficial da União.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
O Metbala é uma gummy de tadalafila, substância de uso controlado e sujeita à prescrição médica. Seu uso inadequado pode representar sérios riscos à saúde.
A decisão foi tomada após a constatação de que o medicamento não possui qualquer tipo de regularização junto ao órgão.
Segundo a Anvisa, além da ausência de registro, a empresa responsável não tem autorização para fabricar medicamentos. A medida vale para qualquer pessoa ou empresa, incluindo veículos de comunicação, que promovam ou comercializem o produto.
De acordo com a legislação sanitária brasileira, medicamentos só podem ser vendidos por farmácias e drogarias e precisam obrigatoriamente estar registrados na Anvisa. O registro é essencial para garantir que o produto tenha eficácia, segurança e qualidade comprovadas.
A Anvisa alerta a população para os perigos da automedicação e do uso de produtos irregulares. "Cuidado! A automedicação coloca sua vida em risco. Esses produtos não são inofensivos", afirmou o órgão. A agência também reforça que a propaganda de medicamentos não autorizados é uma infração sanitária, sujeita a penalidades como multas.
A população pode denunciar a venda irregular de medicamentos por meio dos canais oficiais da Anvisa ou das vigilâncias sanitárias locais.
Catve