Notícias da Região | Santa Helena

Quarta-feira, 03 de Janeiro de 2024

Moscas são mais perigosas do que parecem! Produtores e cooperativa têm deixado a desejar na hora de controlar insetos em Santa Helena

Um município essencialmente agrícola não pode ser prejudicado pelas atividades que geram renda. É preciso manejo correto de dejetos, para que cheiros ruins, contaminações e proliferação de insetos sejam controlados.

Em Santa Helena, muitos moradores têm reclamado da proliferação exagerada de moscas. Mesmo com coleta adequada do lixo, com limpeza dos arredores das residências, as moscas, especialmente as varejeiras, têm invadido estabelecimentos que servem comida, lugares onde acontecem os churrascos de família e as refeições precisam ser feitas às pressas, sob possibilidade de riscos à saúde.

Estudos da Universidade Estadual da Pensilvânia pesquisou 2 espécies de moscas: a mosca varejeira e mosca doméstica. A conclusão foi que cada uma delas carregam cerca de 300 tipos de bactérias. Os microrganismos encontrados afetam o organismo através de infecções no aparelho digestivo, intoxicações e até doenças como úlcera e pneumonia.

Um dos patógenos encontrados foi Helicobacter pylori, bactéria envolvida em casos de gastrite e úlcera. A mosca não era considerada como um agente que poderia levar esse microrganismo para os alimentos e contaminá-los. As moscas de hábitos urbanos possuem o maior número de bactérias, por estarem em constante exposição a matérias em decomposição.

Cólera, conjuntivite, disenteria, gastroenterite, tuberculose, salmonelose e febre tifoide são outros exemplos de doenças comprovadamente transmitidas por moscas. As duas últimas são causadas pela bactéria Salmonella.

As moscas são agentes perigosíssimos de doenças como visto acima. Parecem inofensivas, porém contém centenas de microrganismos nocivos à saúde humana. É importante se prevenir e corrigir esse mal através do serviço de desinsetização.

E é neste processo que muitos produtores rurais e cooperativas têm falhado, deixando de controlar estes insetos, seus vizinhos é que podem sofrer prejuízos. Imagens enviadas ao Correio do Lago mostram grande presença de moscas durante uma confraternização realizada no dia 1º de janeiro, no distrito de Sub-Sede, em Santa Helena.

Os moradores pedem que a Copagril, cooperativa responsável pela produção de suínos nesta região, fiscalize, oriente e providencie formas de controlar as moscas nas granjas. Mais que produção, mais que comida na mesa, é preciso oferecer qualidade de vida quando se sentar à mesa!


COMENTÁRIOS

Aurélio - 04.01.2024 - 09:571
Vamos fazer uma matéria sobre ratos em chiqueiros e aviários? Outro problema que pode se tornar grave. Se querem resolver é só denunciar aos países que compram frango ou mesmo a Anvisa. Já que a Adaptar tá fechando os olhos e inclusive a vigilância sanitária municipal. Preferem esperar a cacetada mais forte do que realmente fazer algo. Esse é o nível de preocupação dos peixes pequenos.
H f fg - 03.01.2024 - 22:492
Olha aí de onde vem a salmonela que causa tanto prejuízo aos produtores
Doença - 03.01.2024 - 22:483
Todo mundo vermento, pois as moscas transmitem isso muito mais pouco ganhar que já tem uma ação coletiva rolando
Nenê - 03.01.2024 - 22:474
Copagril não coloca tratamento na ração dos porquinhos, daí não tem solução. Povo que conviva com as moscas

Deixe seu comentário

* Ao enviar o comentário você aceita os termos de uso do site.