Notícias da Região | Santa Helena
Sábado, 19 de Julho de 2025
Nasceu no mar e se firmou no lago. Conheça um pouco da história do Correio do Lago, que tem pouco mais de 20 anos é um case de sucesso!
O Programa Fala Sério Fê recebeu Edu Marcos Ditz, diretor do Correio do Lago, para contar um pouco da história do jornal, desde a inspiração até os dias de hoje.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Edu era proprietário de um centro de aprendizagem de TI e um estúdio de modelos, algo bem diferente da área jornalística, mas no final do ano de 2004, ele e Elder Boff tiveram a ideia de criar um jornal na cidade de Santa Helena.
A inspiração veio quando encontraram um jornal litorâneo em um comércio na beira da praia, durante uma viagem de férias com suas respectivas famílias. O impresso pecava na estrutura e tinha problemas na ortografia, fazendo com que eles percebessem que poderiam fazer algo até melhor, para divulgar notícias de Santa Helena, que não possuía muitos veículos de comunicação na época. Então em março de 2005 foi lançado o primeiro jornal impresso Correio do Lago.
E de onde veio esse nome “Correio do Lago”? Edu explica que na época as pessoas usavam muito os Correios para enviar cartas umas às outras, compartilhando informações, daí a origem da escolha da primeira parte do nome. O Lago, obviamente veio do Lago de Itaipu, que banha a cidade e grande parte da nossa região. Esses nomes se conectaram para criar uma grande marca da comunicação nos dias atuais.
O jornal era mensal, geralmente composto por 6 cadernos com notícias que hoje em dia são postadas em duas horas no site. Posteriormente ele foi quinzenal e a cada dez dias também. E esses jornais eram distribuídos de graça para as pessoas do município.
O jornal impresso tinha um longo caminho a percorrer. No início editado em um programa chamado PageMaker, os arquivos eram enviados por pendrive ou email para a gráfica onde eram impressos, na cidade de Londrina e depois vinha para Santa Helena junto com os jornais da Folha de Londrina.
Com o tempo os arquivos começaram a ser enviados para um site na internet. Mais tarde o site foi atualizado e as notícias passaram a ser publicadas apenas no site, encerrando as atividades de jornal impresso.
Hoje, o jornal Correio do Lago alcança números significativos a nível de estado, mas é sempre bom lembrar do passado e de onde tudo começou, quando cada visualização nova no site era motivo de comemoração.








