Brasil | Rio branco

Terça-feira, 02 de Abril de 2024

Nível do Rio Branco, principal rio de Roraima, fica positivo após longo período em seca

Na última terça (23), rio havia registrado a segunda pior seca da história, com 39 centímetros negativo; Roraima é o estado com o maior número de incêndios no Brasil em 2024

O principal rio de Roraima, Rio Branco, finalmente mostra sinais de recuperação após um longo período de seca. Na tarde deste domingo (31), o rio atingiu um nível positivo de 9 centímetros, um marco significativo após 45 dias registrando níveis negativos.

De acordo com dados da Agência Nacional de Águas (ANA), disponibilizados pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), o Rio Branco entrou em déficit hídrico em 15 de fevereiro, devido à falta de chuvas no estado.

A situação se agravou em março, com o rio alcançando um nível de -39 cm no dia 23, um dos registros mais baixos e alarmantes para o ecossistema da região.

Atualizações Recentes do Nível do Rio Branco – Boa Vista

– Última atualização: 01/04, às 19:30 (4 centímetros)

– Pico do dia: 1/04, às 10:15 (9 centímetros)

– Pior registro recente da seca: 23/03, às 22:00 (- 39 centímetros)

– Primeiro registro positivo após 45 dias: 31/03 às 17:00  (-1 centímetro)

Apesar da seca severa em março, a recuperação do nível do Rio Branco já era antecipada por especialistas na área. Quando o nível do rio estava negativo, a pesquisadora Jussara Cury, comentou sobre a situação, destacando a influência das condições climáticas na região:

“Esse cenário de recessão é devido aos acumulados de chuva abaixo do normal para esse período na região. Contudo, estão previstas chuvas para esta semana e, apesar de ser um volume pequeno, a expectativa é que o ritmo de recuo do rio diminua” explicou.

Paralelamente, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelaram um aspecto preocupante que afeta não apenas o Rio Branco, mas toda a região de Roraima. Em 2024, o estado registrou o maior número de focos de incêndio no país, com cerca de 4.090 queimadas detectadas, uma consequência direta da seca histórica pela qual o estado passa.

CNN