Notícias da Região | Santa Helena
Quarta-feira, 23 de Julho de 2025
Novos casos de envenenamento de animais são denunciados na Baixada Amarela em Santa Helena
Moradores da região da Baixada Amarela voltam a relatar casos de envenenamento de animais. Nesta terça-feira (22), uma denúncia encaminhada à redação aponta que três gatos foram encontrados mortos somente nesta semana, todos com sinais que indicam possível envenenamento.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
O que mais preocupa os moradores é a forma como os casos vêm ocorrendo. Segundo relato, os animais estão sendo colocados em caixas e deixados na frente das residências, sugerindo que a ação é proposital e premeditada.
Em contato com a redação do Correio do Lago uma moradora falou:
"Só essa semana foram três gatos encontrados mortos, possivelmente por envenenamento. A pessoa que está fazendo isso ainda coloca os animais em caixas e deixa na frente da casa das pessoas”, descreveu a moradora indignada.
Casos semelhantes já foram registrados em outras ocasiões no município, o que levanta preocupação entre os protetores dos animais e autoridades. A prática de envenenamento é crime ambiental, previsto na Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com penas que podem chegar a um ano de detenção, além de multa.
A orientação é que os moradores façam o registro formal da denúncia junto à Polícia Civil ou ao Ministério Público, de preferência com fotos, vídeos ou qualquer outro indício que possa auxiliar nas investigações.
Quem tiver informações que possam identificar o(s) autor(es) das mortes pode repassá-las de forma anônima às autoridades. A proteção da vida animal depende da conscientização e do apoio da comunidade.








