Esporte | Internacional

Quinta-feira, 09 de Maio de 2024

Oito jogos adiados e um mês sem atuar: veja como pode ficar o calendário do Inter na volta

CBF e Conmebol definiram novas partidas postergadas em razão das chuvas que castigam o estado

O Inter teve o calendário impactado, como todos outros clubes gaúchos, pela tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul. O Colorado completará, no mínimo, um mês sem atuar e vê o cenário ficar ainda mais apertado do que o previsto.

Na terça-feira, a CBF confirmou o adiamento dos jogos dos clubes gaúchos por 20 dias. Horas depois, a Conmebol também postergou o duelo com o Delfín, pela Copa Sul-Americana, que ocorreria no dia 16.

Serão oito jogos adiados no total. Três contra o Juventude, sendo dois pela Copa do Brasil e um no Brasileirão, Cruzeiro, Cuiabá, São Paulo, pelo Brasileirão, e Real Tomayapo e Delfín pela Copa Sul-Americana.

O clube, aliás, prioriza ajudar funcionários e pessoas impactadas pela enchente e entende que o momento não é de retornar aos jogos. A manifestação do presidente Alessandro Barcellos, inclusive, é de que o Brasileirão deveria ser paralisado e não apenas ter o adiamento dos jogos dos gaúchos.

— Essa medida paliativa é insuficiente, nesse sentido deixamos registrado que precisa manter esse diálogo aberto e a CBF ouvindo os clubes. Que essa escuta seja verdadeira e possa sensibilizar. Não tenho a solução, não estou propondo a extinção do campeoanato, mas talvez algumas rodadas, que possa dar condição que o futebol fique em segundo plano — destacou Barcellos ao Seleção Sportv.

Os jogos adiados do Inter

  • Cruzeiro x Inter - Brasileirão
  • Real Tomayapo x Inter - Sul-Americana
  • Inter x Juventude – Copa do Brasil
  • Inter x Juventude – Brasileirão
  • Inter x Delfín - Sul-Americana
  • Cuiabá x Inter - Brasileirão
  • Juventude x Inter - Copa do Brasil
  • Inter x São Paulo - Brasileirão

Calendário do Inter em maio/junho

  • 28/5 - Inter x Belgrano - Sul-Americana
  • 1/6 - Vitória x Inter - Brasileirão
  • 3 a 11/6 - data Fifa
  • 12/6 - Inter x Corinthians - Brasileirão
  • 16/6 - Grêmio x Inter - Brasileirão
  • 19/6 - Inter x Atlético-MG - Brasileirão
  • 23/6 - Criciúma x Inter - Brasileirão
  • 26/6 - Fluminense x Inter - Brasileirão
  • 30/6 - Inter x Vasco - Brasileirão

Caso o novo cronograma seja mantido, o Colorado só voltará a disputar uma partida oficial em 28 de maio, quando está marcado o duelo com o Belgrano pela Copa Sul-Americana. O último compromisso ocorreu no empate em 1 a 1 com o Atlético-GO em 28 de abril.

A partida com os argentinos está prevista para ocorrer no Beira-Rio. Aqui reina o motivo de uma nova dúvida. Afinal, o estádio hoje encontra-se inundado, assim como grande parte de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.

Para piorar, o Aeroporto Salgado Filho está fechado por tempo indeterminado e com os voos suspensos, pelo menos, até o dia 30 de maio. Ou seja, mesmo que o estádio seja recuperado para sediar a partida, os argentinos teriam que cumprir parte do deslocamento de ônibus.

O cenário impacta em um aperto de datas quando voltar a atuar. CBF e Conmebol ainda não se manifestaram oficialmente, mas a ideia nos bastidores é recuperar as partidas nas datas Fifa. Do dia 3 ao 11, o Brasileirão terá uma pausa para os jogos das seleções. Haverá outras três no ano, em setembro, outubro e novembro.

A prioridade seria dos confrontos de Copa do Brasil e Sul-Americana, pelo andamento das duas competições. As oitavas do torneio nacional estão previstas para o fim de julho e início de agosto, enquanto as oitavas da competição continental ocorrem em agosto.

Durante a Copa América, a única brecha no calendário do Brasileirão é no fim de semana da final da competição de seleções. Mais um espaço que pode ser preenchido com jogos das equipes gaúchas.

Antes de saber como o calendário se desenhará, o Inter avalia onde retomar os trabalhos. Assim como o Beira-Rio, o Centro de Treinamentos Parque Gigante foi engolido pelas águas e não reúne condições de qualquer prática no momento. O clube gaúcho marcou retorno aos treinos no dia 13 de maio, mas com possibilidade de rever a data.

Além do CT Parque Gigante, o Beira-Rio também ficou submerso. O clube realizava o ajuste final da troca para a grama de inverno e precisará avaliar as condições do campo do estádio antes.

Apesar da oferta de diversos clubes brasileiros para uso das estruturas, o Inter pretende permanecer em Porto Alegre para auxiliar na ajuda humanitária para a população.

G1