Brasil | Calor intenso

Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2024

Onda de calor deve atingir Sul do país até o Carnaval

No Rio Grande do Sul, as temperaturas máximas devem variar entre 35°C e 40°C. Também são esperadas pancadas de chuvas no fim da tarde

Uma onda de calor que avança da Argentina para o Sul do Brasil tem elevado as temperaturas na região. Até o sábado (10) de Carnaval, os termômetros devem permanecer em marcas elevadas, principalmente no Rio Grande do Sul, onde algumas cidades já atingem quase 40°C, de acordo com o Climatempo.

Neste sábado (3), a cidade de Quaraí (RS) registrou 39,7°C às 15 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já em Uruguaiana (RS), a temperatura foi 38,3°C; em Alegrete (RS), de 37,3°C e, em São Borja (RS), os termômetros baterem 36,3°C pela tarde.

O calor vem acompanhado de temporais de fim de tarde, localizados e típicos de verão, que ocorrem entre o norte e o oeste do Rio Grande do Sul e dos estados de Santa Catarina e Paraná.

Entre esta segunda (5) e quarta-feira (7), as rajadas de vento devem se aproximar dos 50 km/h, inclusive na Grande Porto Alegre.

Até segunda-feira (12), estão previstas chuvas isoladas em áreas do leste do Paraná e sudeste de Santa Catarina. Os volumes podem superar os 30 mm. No interior da região do Sul, a previsão é de pouca chuva, de acordo com o Inmet.

Já na semana seguinte, a região Sul deve ser atingida por chuva localmente forte e maior que 60 mm nos três estados.

CNN